Pesquisar aqui

sábado, 10 de março de 2018

5 plataformas de desenvolvimento All-in-One

Quando necessitamos de criar sites/serviços Web, é necessário possuir um ambiente de desenvolvimento que possua suporte para as tecnologias nas quais vamos desenvolver os nossos projectos.
Aqui estão 5 exemplos de grandes plataformas de programação:

1- O XAMPP é provavelmente a plataforma de ambiente all-in-one mais popular. Este programa permite instalar de uma só vez o Apache, o PHP, PERL e o MySQL. Isto tudo num único processo de instalação, de forma rápida. E tanto em sistemas Linux, Windows, Mac OSX como em Solaris. Na prática a simplicidade de instalação desta ferramenta resume-se a dois pontos: onde quer instalar e o que quer instalar. Nada mais é pedido.

alt



2- O AMPPS foi desenvolvido pela empresa Softaculous e permite, de uma forma simples e rápida, montar uma plataforma de desenvolvimento com suporte para Apache, Mysql, PHP, Perl, Python, incluindo um serviço de FTP.

ampp_06


3- Para quem programa para a Web necessita sempre de algumas ferramentas obrigatórias. E para os utilizadores de Windows, a reposta é o Xampp, ferramenta que cria um servidor virtual no PC de modo a testar as aplicações Web localmente sem necessidade de uploads. Para os utilizadores de Mac a ferramenta de eleição é o MAMP.





4- Cherokee é uma plataforma de desenvolvimento que suporta um conjunto de funcionalidades, das quais se destacam FastCGI, SCGI, PHP, CGI, TLS e SSL, virtual hosts, autenticação, , balanceamento de cargas (load balancing), compatibilidade com os logs do Apache, entre outras.

cherokee_0000




5-Precisa de uma plataforma de desenvolvimento para PHP, que possa ter sempre disponível na sua Pen USB? Então o EasyPHP é uma das soluções. Com o EasyPHP o utilizador pode dispor de uma autêntica plataforma de desenvolvimento numa simples Pen.  Do EasyPHP fazem parte o Apache, PHP, MySQL, PHPMyAdmin, hMailServer, FileZilla, Webalizer, Webalizer, entre muitos outros.

easy




Tecnologia permite a pessoas cegas conduzirem virtualmente

Racing Auditory Display, ou RAD é o nome do sistema de sons que permite a pessoas cegas controlarem automóveis em jogos de corridas.



Um estudante de engenharia informática da universidade de engenharia de Colômbia, nos Estados Unidos, criou um sistema de indicadores sonoros para jogos de corrida denominado por Racing Auditory Display (RAD). A tecnologia permite que pessoas cegas se divertam ao volante de um carro de corridas em videojogos.

O RAD funciona através de uma textura sonora associada ao motor do veículo colocado à frente do jogador e é aplicada em dois setores diferentes. O primeiro diz respeito ao posicionamento do carro na pista e está associada ao volante. O som do veículo irá mover-se para a esquerda e direita, consoante se aproxima nas extremidades do circuito. No fundo, quando o jogador vira o volante, está a controlar o som diretamente. Ou seja, quando ouve o som a deslocar-se muito para a esquerda, terá de compensar o carro para a direita, para mantê-lo no centro e evitar a colisão. O segundo setor refere-se ao entendimento da velocidade do carro e a trajetória na pista para se antecipar às curvas.

Embora o sistema pareça simples, para manter a fluidez de uma corrida competitiva, os sons distintos são debitados em simultâneo. Com a prática o jogador vai conseguir manter o carro na pista, a uma velocidade considerável, conseguindo superar todos os obstáculos da estrada, nomeadamente curvas mais abertas ou fechadas, onde é necessário abrandar ou cortar os cantos.

Hackers forçam a mineração de criptomoedas

Kaspersky Lab identificou um grupo de hackers que utiliza ferramentas como técnicas APT para infectar utilizadores com software mineiro.



Com as criptomoedas como alvo, os hackers começaram a utilizar software mineiro nos seus ataques já que, tal como o ransomware, é um modelo simples para ganharem dinheiro. Mas, ao contrário do ransomware, este modelo «não prejudica directamente os utilizadores e pode permanecer sem ser detectado por um longo período de tempo usando, silenciosamente, o computador do utilizador».

Em Setembro de 2017, a Kaspersky Lab registou um aumento de mineiros que se espalharam pelo mundo de forma muito activa, prevendo o seu desenvolvimento.

Os investigadores da Kaspersky Lab identificaram, recentemente, um grupo de hackers que utiliza ferramentas como técnicas APT para infectar utilizadores com software mineiro.

Os hackers têm vindo a utilizar um método de criação de processos tipicamente utilizado em malware e que foi visto em alguns ataques direccionados por agentes APT, mas que nunca antes tinha sido observado em ataques de mineração.

A Kaspersky Lab avança que o ataque funciona da seguinte forma: a vítima é levada a fazer download e a instalar um software publicitário que, no interior, esconde um instalador mineiro. Este instalador remove um utilitário do Windows com o objectivo de fazer o download do mineiro através de um servidor remoto.

Depois da execução, um processo de sistema legítimo arranca e o código legítimo deste processo é substituído pelo código malicioso. Como resultado o “mineiro” funciona sob o disfarce de uma tarefa legitima e é impossível para o utilizador reconhecer se há ou não uma infecção.

Detectar essa ameaça é também um desafio para soluções de segurança. Além disso, os mineiros marcam este novo processo pela forma como ele restringe o cancelamento de qualquer tarefa.

Se o utilizador tentar parar o processo, o sistema informático será reiniciado. Deste modo, os hackers prolongam a sua presença produtiva no sistema.

Como observado pela Kaspersky Lab, os actores por trás desses ataques foram extraindo moedas da Electroneum e ganharam 7 milhões de dólares durante o segundo semestre de 2017, um valor comparável ao obtido pelos criadores de ransomware. Em 2017, 2,7 milhões de utilizadores foram vítimas de ataques de mineiros maliciosos, de acordo com dados da Kaspersky Lab. Mais 50% do que em 2016 (1,87 milhões).

Os utilizadores vítimas de adware, jogos e software hackeados usados por hackers para infectar secretamente computadores. Outra abordagem usada é a utilização de um código especial localizado num site infectado. O mineiro Web mais utilizado foi o CoinHive, encontrado em sites muito populares.

As principais tendências em ataques de mineração e as últimas descobertas em ameaças de criptomoedas vão ser discutidas pelos Investigadores de Segurança da Kaspersky Lab, no dia 9 de Março de 2018.

Intel revela dois novos NUC com SOC "Gemini Lake"

A Intel apresentou dois novos mini computadores NUC (Next Unit of Computing), os modelos NUC 7 PJYH e NUC 7 CJYH, equipados com os processadores Pentium Silver J5005 e Pentium Silver J5005, respectivamente.



Ambos equipamentos incluem ainda duas slots SO-DIMM, que suportam até 8GB de memória DDR4-2400, um conector SATA3 para soluções de armazenamento, uma slot para cartões de memória, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0 e Gigabit Ethernet. Os NUC 7 PJYH e NUC 7 CJYH também têm duas portas HDMI, duas portas USB 3.0, assim como duas portas USB 2.0.

A Intel ainda não divulgou informações oficiais sobre os preços. Especula-se que os novos NUC vão estar disponíveis nas lojas dos Estados Unidos com preços a partir dos 299 dólares (cerca de 242 euros).

Fonte: https://www.pcguia.pt/noticias/intel-revela-dois-novos-nuc-com-soc-gemini-lake/

Javascript: 15 Jogos populares criados com HTML 5 e JavaScript

Olá tudo bem? Hoje vim aqui falar de um artigo bastante interessante que encontrei. Eu sei que a maior parte das pessoas gosta de jogar videojogos e como estamos a dar Javascript achei interessante mostrar que jogos foram criados como o mesmo. Podem não acreditar mas alguns jogos que vocês já jogaram de certeza foram feitos usando JavaScript em conjunto com HTML5.
Este website possui o artigo sobre o que falei.
Divirtam-se a ler e até para a semana!


Bons hábitos de Programar em Javacript

Para programar em JavaScript ou noutra linguagem de programação num nível um pouco mais a sério, deve-se adotar os seguintes "bons hábitos":

  • Escrever 30 linhas de código por mês;
  • Antes de escrever código, documentá-lo, ou seja, escrever comentários versáteis, válidos e compreensível;
  • Firebug/ Monitorizar os erros - bugs: o JavaScript passa fazermos o debugging das linhas de código feitas;
  • Utilizar um Editor de Código Decente: como, por exemplo, online IDE's ou Ruby IDE's;
  • Entrar numa comunidade de JavaScript: no qual se pode entrar em contacto com outros programadores e saber a opinião destes acerca do código que fizemos e, possivelmente, ajudarem a melhorá-lo.
  • Fazer o Linting do código: são exemplos de ferramentas de Linting são o JSHint, JSLint e Clousure Linter que verificam o código e veem se este tem erros ou pequenos bugs;

Resultado de imagem para javascript

Fontes:

Mapa da ciência da computação

Encontrei um vídeo no youtube do canal Domain of Science cujo título é Map of Computer Science que fala sobre os vários domínios da ciência da computação, desde a criação da máquina de Turing por Alan Turing à inteligência artificial. Recomendo a visualização pois é um vídeo bastante interessante que nos dá uma ideia da dimensão da ciência da computação assim como uma breve explicação de cada assunto.







sexta-feira, 9 de março de 2018

Conan Package Manager traz C e C ++ para devops

O Conan, de código aberto e gerente de dependência, promete levar C e C ++ em devops (junção de "desenvolvimento" e "operações", "devops" descreve a estrutura organizacional, as práticas e a cultura necessárias para permitir um rápido desenvolvimento ágil e operações escaláveis e confiáveis).


O gerenciador de pacotes multiplataforma compila e compartilha binários nativos. A capacidade de Conan de criar rapidamente compilações, pacotes portuários e executá-los em diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux, MacOS e FreeBSD) ajuda a tornar C e C ++ adequados para devops.

C e C ++ fornecem compilações frágeis, onde é difícil recriar a compilação quando se desloca de um sistema para outro. Conan ajuda a superar essas limitações. A Conan encontra as bibliotecas em um repositório remoto baseado em arquitetura, sistema operacional e plataforma e as disponibiliza para uma compilação, com sistemas de compilação incluindo Visual Studio MSBuild e CMake.

Embora pretendido para C e C ++, o Conan pode gerenciar compilações de fontes, dependências e binários pré-compilados para qualquer idioma.


Fontes:


Aprender javascript em 12 minutos

Para quem é novo no mundo da programação e deseja aprender a programar em javascript, recomendo a visualização deste pequeno vídeo do youtube que explica em apenas 12 minutos os conceitos básicos da linguagem assim como a implementação no HTML, a sintaxe, a definição de variáveis, as funções, os operadores lógicos, etc.
O vídeo foi criado pelo usuário Jake Wright.

Números Aleatórios: Como se fazem?

    Como será que um computador gera um número aleatório? Bem, a verdade é que não o faz. Estes números são ditados por um programa de computador, sendo que assim são denominados de 'pseudoaleatórios'.
    O primeiro problema na aleatoridade começa logo no conceito base: "O que é algo aleatório?". Não há uma resposta concreta a esta pergunta e este é um assunto muito debatido por um grande números de pessoas mas, para propósito de prosseguimento de exposição, utilizemos a definição de senso comum de aleatório. Algo que, dentro de um conjunto de opções, tem igual possibilidade de acontecer, sendo que nenhuma das opções é garantida e nenhuma é impossível. Usando esta definição, como é que um computador gera números aleatórios? Recorrendo a algoritmos o computador consegue simular a aleatoridade e dar os tais números 'pseudoaleatórios'. Isto acarreta problemas sobretudo se esses números forem utilizados em áreas de segurança ou com informação sensível, pois ao saber o algoritmo pode-se saber qualquer número dado por ele.
    Uma das maiores esperanças no que toca à criação de números verdadeiramente aleatórios é o número Pi (3,1415...) porquanto este aparenta ser uma dízima infinita não-periódica. Ou seja, não é conhecido, por enquanto, nenhuma padrão nas suas casas decimais. Se este número for de facto não-periódico poderá ser utilizado para a criação de números verdadeiramente aleatórios. Também é possível criar números aleatórios recorrendo a fenómenos quânticos, verdadeiramente probabilísticos. No entanto, aparelhos que consigam utilizar estes fenómenos são ainda muito caros e difíceis de arranjar.
    Este problema pode parecer relativamente insignificante à superfície. O que interessa se o número é aleatório ou apenas pseudoaleatório? Porém, como dito anteriormente, a capacidade de gerar números verdadeiramente aleatórios e, assim, impossíveis de prever e replicar com 100% de certeza, é extremamente importante em tudo o que tem a ver com segurança, encriptação ou proteção de dados. Assim, este é um problema que não deve de forma alguma ser desprezado, mas sim explorado e aprofundado até se encontrar uma resposta. 




Google Lens: ferramenta de reconhecimento de objetos para todos os Androids

O Google anunciou nesta terça-feira, 6, que está a liberar o Google Lens para todos os dispositivos com Android do mercado. Trata-se de uma ferramenta com inteligência artificial capaz de reconhecer o conteúdo de imagens.
O Lens foi criado como um recurso exclusivo dos smartphones Pixel, produzidos e vendidos pelo próprio Google. Agora, a ferramenta está disponível para todas as outras marcas através do aplicativo de backup automático Google Fotos.
Para usar, basta abrir uma imagem com o Fotos e tocar no ícone do Lens, um dos quatro ícones que aparecem na parte inferior da tela. Aguarde alguns instantes e o recurso vai trazer todas as informações que conseguir sobre o conteúdo da imagem, podendo reconhecer desde raças de cães até pontos turísticos de uma cidade.
Resultado de imagem para google lens
Fontes:

Histórias Áudio da Cultura e das Artes



Olá Malta!!!
Ao longo do mês de fevereiro, a turma do 12º6, esteve a desenvolver um trabalho de áudio. que consistia em algumas montagens de áudio, acerca de conteúdos programáticos da disciplina de História e Cultura das Artes (HCA). Eu escolhi o tema Arte-Acontecimento.

Deixo-vos o meu produto final!
Divirtam-se e aprendam!

Minecraft como uma ferramenta eficaz no ensino da programação

Quando o programador Markus Persson lançou o jogo indie Minecraft no mercado, estava longe de imaginar que este se tornaria numa poderosa ferramenta de ensino.

Em 2015, a iniciativa Code.org, dedicada ao ensino de ciência informática, aliou-se à Microsoft e tornou-se numa das primeiras a adotar Minecraft como ferramenta educativa nas salas de aula. Três anos depois os resultados estão à vista e mais de 85 milhões de crianças aprenderam os conceitos básicos de programação.

Muitas escolas adotaram o programa da Code.org, utilizando Minecraft igualmente para ensinar noções de álgebra, química ou história. Os professores referem que devido à natureza estética do jogo, a presença de personagens reconhecíveis, os elementos gerais do universo e os respetivos sons, puxam pelo interesse dos alunos, mantendo-os focados nos objetivos das aulas. A verdade é que a programação tornou-se uma das atividades extracurriculares mais populares nas escolas.


Resultado de imagem para Minecraft como forma de programação

Fontes:

quinta-feira, 8 de março de 2018



    Programar. 
    Podemos dizer que é um mundo, é comunicação, é o futuro.
    Contudo, programar não é fácil. É intimidante. Temos tantas coisas para saber, dezenas de linguagens diferentes. Por onde começar é uma das grandes questões. 
    Eu acho que este video que aqui partilho convosco é fantástico, porque percebemos que muitas pessoas por todo o mundo, incluindo indivíduos conhecidos, como Mark Zuckerberg e Bill Gates, também passaram por essas dificuldades. Para além disso, percebemos que aprender a programar é muito importante nos tempos em que vivemos. 
    Se precisas de encorajo, "perde" 5 minutos da tua vida e vê este video. Não te vais arrepender.

Fontes: (dia 8 de março de 2018)

A Primeira "Programmer": Ada Lovelace


    Sendo hoje dia 8 de março, o Dia da Mulher, não podia ser de outra maneira se não falasse de uma das pessoas mais importantes no que toca ao início da programação. E já que estamos a falar de programação nas aulas, vem mesmo a propósito.
    Ada Lovelace nasceu em 1812 em Inglaterra. Lovelace era matemática e Charles Babbage pediu-lhe que ela traduzisse um dos seus trabalhos para inglês, ela não só o fez como acrescentou notas e corrigiu erros que tinham sido dados pelo seu colega.

    Entre essas notas ela demonstrou como essa teoria poderia ser aplicado e criou basicamente um algoritmo de um computador.  Ela afirma que este objeto que é proposto por Babbage pode ser usado não só com números mas com qualquer outra coisa desde que seguisse uma série de regras.
    Apesar das suas conquistas e de ver o seu nome ser aclamado no seu tempo, Ada Lovelace, aos 36 anos, morre de cancro.
    Hoje ela é considerada a primeira programadora, apesar de ter vivido mais de um século antes da invenção dos computadores.

Para saber mais sobre esta mulher à frente do seu tempo, podes ver os videos seguintes:





Fontes: (todas visitados no dia 8 de março de 2018)



  • https://www.youtube.com/watch?v=uBbVbqRvqTM
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace
  • https://youtu.be/O5nskjZ_GoI 
  • Ciclos em JavaScript


        Como todos já sabemos, o JavaScript é uma linguagem de programação. Nesta linguagem de programação tem alguns elementos como variáveis, condições, operadores e funções.
        Uma dos elementos que mais me interessou foram os ciclos (loops).
        Existem quatro tipos diferentes de ciclos: for, for/in, while e do/while. O for faz com que o pedaço de código corra durante um certo número de vez; o for/in faz com que o código corra em certas propriedades do objeto; o while faz com que o pedaço de código corra durante o período de tempo em que a condição se mantém verdadeira e o do/while é basicamente a mesma coisa que o while. 
        Com estes loops a programação torna-se mais fácil e mais automática.

    Se quiseres saber mais sobre os loops, clica aqui.

    Fonte: (no dia 8 de março de 2018)



    quarta-feira, 7 de março de 2018

    Cliente oficial Microsoft HTML5 Remote Desktop Web em breve


    Uma tecnologia muito útil para fins de suporte e de trabalho remoto é o Remote Desktop. A Microsoft possui clientes oficiais de Remote Desktop com várias plataformas como iOS, Mac OS X e Android.

    A Microsoft apresentou recentemente um cliente da web de pré-visualização que se baseia em HTML5, chamado de Cliente da Web RD. Isto exige que o software seja instalado em uma máquina do servidor e suporte o acesso da Edge, IE11, Google Chrome, Firefox e Safari. No entanto os clientes móveis não são oficialmente suportados nesta fase.

    Fontes:
    PT04 : Historias Audio de Cultura e Arte

    Com o decorrer do mês de Fevereiro e o inicio de Março foi realizada a quarta proposta de trabalho no âmbito das disciplina de Oficina de Multimédia B.

    Aqui vos deixo o meu produto final .


    Tema : A Europa das Linhas Férreas.






    Um site, várias linguagens...

        Com esta entrada eu pretendo mostrar não só a grande variedade de linguagens presentes na Internet mas também a forma como elas trabalham em conjunto e conseguem criar sites tão grandes como o Youtube ou o Facebook. Aliás, estes dois serão os sites a ser utilizados como exemplo, não só por serem extremamente populares mas também por misturarem vários tipos de multimédia e de serviços, tendo uma necessidades muito diversas.
        Ora, quantas linguagens suporiam que foram utilizadas para a construção destes gigantes da Internet. Já sabemos que HTML e CSS tiveram de ser utilizadas para a base mas para além disto? Uma? Duas? Três? Bem, as linguagens são muitas e diversas. Mas algo que ambos os sites têm em comum é o facto de utilizarem JavaScript para a parte "visível", ou seja, a parte com que o utilizador irá interagir. Depois disto, as linguagens ramificam-se.
        O Youtube recorre a C, C++, Python, Java e Go, socorrendo-se ainda dos serviços Vitess, BigTable e MariaDB para base de dados. O Facebook, por sua vez, utiliza Hack, PHP (HHVM), Python, C++, Java, Erlang, D, Xhp e Haskell, e para base de dados utiliza MariaDB, MySQL e HBase Cassandra. Como se pode ver, há uma grande variedade e quantidade de linguagens de programação utilizadas nestes sites, algo que reforça o caráter de a programação ser uma área tão extensa que é quase impossível saber de tudo.
        O propósito desta entrada não era desmoralizar o leitor com a quantidade de coisas que não sabemos. Aliás, antes pelo contrário! O facto de haver tanto por saber deve suscitar interesse e desejo de saber mais! Para além disso, também não podia deixar passar a oportunidade de acentuar o facto de a programação ser, muitas vezes e especialmente em projetos de maior dimensão, uma atividade conjunta! Cada pessoa trata da sua especialidade e, depois de se juntar todos os pedaços de código que cada um fez, pode-se ter um resultado tão espantoso e popular como Facebook, Youtube ou Google. 


    terça-feira, 6 de março de 2018

    Fluxograma

    Programar, na sua definição, é a resolução de um certo programa. 
    Para resolver um problema, qualquer que ele seja, é necessário pensar e esquematizar uma forma de o resolver e isso é o que o fluxograma faz.
    Um fluxograma é uma espécie de gráfico que representa os passos lógicos na resolução de uma dificuldade. Ajuda especialmente na visualização gráfica.

    Tem uma "linguagem" própria baseada em símbolos e aplica-se a todas as linguagens em programação.

    Símbolos Principais:
    Simboliza o "fluxo" dos dados, é a passagem de uma ação para outra, por exemplo.






    Representa uma ação ou função.






    É o output, a saída de dados.






    Indica uma decisão, uma resposta a uma pergunta. Pode ter mais do que uma saída dependendo da resposta.





    Conecta dois fluxogramas.





    Simboliza o fim e o ínicio.






    É o input, a entrada de dados.

    Samsung Galaxy S9

    O Samsung Galaxy S9(5,8'') e o S9+(6,2'')  foram apresentados no MWC (mobile world congress) que teve lugar em Barcelona, Espanha desde dia 26 de fevereiro a 1 de março.

    Estes dois smartphones aparentam ser esteticamente parecidos aos modelos S8 e S8+ embora tenham sido melhorados ao nível do processador(Snapdragon 845/Exynos 9810), resistência à água e à poeira, entre outros; e, sobretudo, em relação à câmara (Modo Super Câmara Lenta a 960FPS, aberturas de f/2.4 e f/1.5, AR Emoji, etc...).



    Como inserir um audio player no blog?

    Para inserir um Player de áudio no Blog basta seguir o seguinte procedimento:
    http://sites.aebenfica.org/apontamentos-tic/programacao/blogger-mp3

    O resultado final será idêntico ao seguinte:






    Musica gratuita descarregada do Jamendo. Chama-se "To the Roofs" (Banda: Colaars)



    segunda-feira, 5 de março de 2018

    Histórias (áudio) da Cultura e das Artes - O Barroco

    Proposta de trabalho 04

    No passado mês de Fevereiro foi apresentada aos alunos da turma 12ª6 a quarta proposta de trabalho cujo tema era audio.

    Neste âmbito trabalhámos a leitura de diversas matérias relacionadas com a disciplina de historia da cultura e das artes, no meu caso o estilo Barroco. Gravámos ficheiros de audio, editámos-los e criamos composições com, ou sem musica.

    Para isto utilizámos a aplicação audacity, que nos permitiu trabalhar as composições, cortando e colando pedaços de audio, identificando os diferentes parágrafos do texto, mexendo no volume e até adicionando musica de fundo conforme o gosto de cada um.

    Assim sendo deixo-vos com o link directo para a página onde podem encontrar e ouvir o meu trabalho




    Winamp ressuscitado por emulador com JavaScript


    Winamp era um programa muito popular nos anos de 1997 e meados de 2000. Este tornou-se popular devido a ser leve, rápido e capaz de ser personalizado. O Winamp oferece skins que permitem mudar o visual e permite que skins pessoais sejam transferidos.

    Apesar de ter sido descontinuado em 2013, o programador Jordan Eldrege criou um emulador que trouxe o Winamp de volta, baseando-se JavaScript.


    Java vs. JavaScript

        Com a aprendizagem de JavaScript, é comum as pessoas (pelo menos eu já ouvi várias vezes) referirem-se simplesmente como Java, para abreviar. O facto de terem sintaxes muito semelhantes também é um fator que pode contribuir para alguma confusão em iniciantes. Contudo, esta é uma distinção importante pois, embora tenham nomes parecidos, são duas linguagens de programação diferentes. 
        Só para começar, as duas não pertencem à mesma empresa. No entanto, existem várias diferenças para além desta, diferenças com consequências práticas mais extensas. Primeiro, o JavaScript não é capaz de criar aplicações independentes. Depois, para programar em Java é necessário um kit de desenvolvimento e um compilador. JavaScript, por sua vez, apenas necessita de um editor de texto compatível com o browser para conseguir correr. Java é uma linguagem mais potente do que JavaScript, no sentido em que é possível fazer uma maior variedade de coisas, desde aplicações a gestão de servidores, enquanto JavaScript serve exclusivamente para ser executado em páginas web. Estas linguagens ainda se distinguem na rigidez. Em Java, quando se cria um variável tem de se indicar o tipo e este não pode ser alterado. Tal não acontece em JavaScript.
        Assim pode-se ver que estas linguagens de facto não partilham mais que o nome e a sintaxe. Java é mais potente e com um maior alcance de funcionalidades. Contudo, JavaScript é mais flexível e relativamente fácil de aprender, tornando-a uma linguagem relativamente acessível para quem está a começar. Estas principais diferenças são mais que suficientes para as distinguirmos e vermos de facto que, para evitar dúvidas, é melhor dizer JavaScript e não abreviar.




    Fontes: http://www.criarweb.com/artigos/164.php no dia 03/03/2018

    domingo, 4 de março de 2018

    GitHub sobreviveu ao maior ataque DDoS

    Os ataques de DDoS são uma forma eficiente de conseguir inutilizar serviços e sites na Internet. De forma distribuída, e normalmente em crescendo, consegue canalizar tráfego da Internet para o alvo, inviabilizando a sua utilização. O GitHub é um alvo comum dos ataques de DDoS. Este serviço de alojamento e gestão de código é por vezes usado para alojar informação de serviços usados por muitos internautas.

    Na semana passada, o GitHub sentiu-se forçado a pedir apoio da Akamai Prolexic, para analisar todo o seu tráfego e separar tudo o que era malicioso, de forma a impedir que tal chega aos seus utilizadores.


    Fontes: 

    Inteligência artificial já é usada para selecionar os candidatos a um emprego

      Companhias como a Unilever ou a Goldman Sachs já requerem que os candidatos às suas posições realizem as suas entrevistas através de um video, para que um software de inteligência artificianal o analise, tendo em atenção critérios como a expressão facial e o tom de voz. Com esta tecnologia, a empresa responsável por ela, HireVue, pretende eliminar os custos dos seus clientes com recrutadores humanos.
      Isto pode ter aspetos positivos como negativos, já que, por um lado, pode permitir encontrar os candidatos apropriados para uma vaga mais rapidamente, mas, por outro lado, elimina a componente humana do recrutamento, fazendo os candidatos a um emprego se sentir distanciados do processo de recrutamento, e sem forma de expressar as suas habilidades da mesma maneira que se pode fazer com humanos.


    Fontes:

    Porque razão JavaScript é uma boa primeira linguagem?

    As linguagens de programação são as bases essenciais para a criação de software e de outros elementos da própria Internet. Cada programador tem a sua de eleição, muitas vezes agregada ao tipo de desenvolvimentos que faz.

    É bastante usual começar com o JavaScript como a primeira linguagem utilizada pelos alunos devido à sua ubiquidade (enorme presença por toda a internet), conveniência na maior força de trabalho, não existirem requisitos para a sua instalação e a enorme facilidade de compartilhar os documentos com os outros utilizadores.


    Resultado de imagem para javascript

    Fontes:

    O que é CSS?

       Sendo CSS a nossa atual linguagem de estudo convém sabermos do que se trata. CSS é uma linguagem de estilos que personaliza a estrutura feita em HTML tornando-a mais apelativa ao gosto de quem a programa. O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet e a sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo do documento. 

    O que é um Algoritmo?


    Algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais devendo ser executadas mecânica ou eletronicamente num intervalo de tempo finito.Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. 

    O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema. 
    Resultado de imagem para algoritmo
    Fontes:

    Anchor

    Podcasting com a Anchor

    Com criadores em mais de 200 países em todo o mundo, esta empresa pretende dar uma plataforma onde os maior numero de pessoas possa ser ouvido.

    Informação do site:

    Como fazemos isto:

    • Ferramentas que são realmente, muito fáceis de usar:
    Reimaginàmos o podcasting desde o início. Todas as características da Anchor são projectadas para ser intuitivas o suficiente para que qualquer pessoa possa o possa usar com eficácia- seja essa pessoa um profissional experiente ou novato no podcasting.


    • Tecnologia poderosa que resolve problemas reais:

    Os recursos da Anchor podem ser intuitivos, mas também são incrivelmente poderosos. Nós criamos ferramentas inteligentes que minimizam o trabalho individual e ajudamos a que obtenha as melhores práticas de podcasting para que possa criar algo incrível.


    • Livre para criadores, sempre:

    Não acreditamos em cobrar aos criadores. A nossa missão é democratizar o áudio, e não podemos fazer isso se determinadas pessoas tiverem acesso a mais armazenamento ou ferramentas mais poderosas. Queremos que nÃo haja mais desculpas para começar seu próprio podcast. 



    Resultado de imagem para anchor podcast

    Consultei o site: https://anchor.fm/about no dia 04/03/18 às 21.00

    Jamendo

    Músicas livres com Jamendo


    Jamendo é um site para a distribuição de músicas livres, licenciadas sob Creative Commons ou Licença da Arte Livre.

    No site os músicos disponibilizam as suas musicas gratuitamente para que os usuários tenham acesso legal às mesmas.

    Os artistas são recompensados através da distribuição de 50% das receitas de publicidade do site, um canal de vendas de licenças comerciais de suas músicas (caso a licença colocada pelo autor impeça o uso para uso comercial) e um canal de doações via PayPal.

    O site propôs-se, desde seu início, a ser um novo modelo de distribuição de músicas livres, apoiando-se em licenças livres para disponibilizar um serviço legal de ampla difusão através da Internet, protegendo os direitos do autor. 

    Este conceito foi criado em Luxemburgo e lançado no ano de 2005 pela Mangrove Capital Partners, sociedade de capital de risco formada pelos mesmos investidores do Skype.

    Resultado de imagem para jamendo


    Consultei o site:https://pt.wikipedia.org/wiki/Jamendo no dia 04/03/18 às 20.00


    GitHub sobrevive a um dos maiores DDoS de todos os tempos

    O serviço de alojamento e gestão de dados, é um alvo comum deste tipo de ataques, mas esta 4º feira sofreu um dos maiores DDoS de todos os tempos.
    O novo ataque registado esta semana, ao GitHub, bateu todos os recordes. Em poucos minutos este serviço esteve a receber 1,35 terabits por segundo de tráfego. 10 minutos após a primeira deteção do ataque o GitHub pediu o apoio do serviço da Akamai Prolexic, que puxou a si todo o tráfego, separando o que estava identificado como malicioso e impedindo-o de chegar aos servidores.

    Notícia completa aqui.

    Tesla multada por poluir

    Embora seja difícil de acreditar a Tesla foi mesmo multada por poluir. A empresa que só produz carros eléctricos foi multada em 113.250 euros por excesso de toxinas.
    Durante a produção dos carros são emitidas mais toxinas do que aquelas que são permitidas pelas lei.



    O construtor americano de veículos eléctricos investiu mais de 3 mil milhões de dólares na actualização da antiga fábrica mas, segundo alega, algum do equipamento relacionado com o tratamento de fumos de 2010, não foi substituído.

    Notícia completa aqui.

    Live streams do YouTube vão passar a disponibilizar legendas geradas em tempo real automaticamente

      O serviço de streaming da Google, YouTube, anuciou que vai passar a adicionar legendas geradas em tempo real automaticamentes aos seus live streams falados em inglês. Estas legendas vão ser criadas, como têm sido, através de um tipo de inteligência artificial que analisa o áudio, e tenta entender as palavras, duma forma muito complexa , que às vezes dá origem a erros, mas que tem vindo a melhorar.
      Ao juntar esta tecnologia à da tradução da Google, pode ser possível traduzir live streams , de forma a que a língua já não seja uma barreira tão insuperável para a compreensão de conteúdos áudio de todo o mundo na internet, especialmente se esta tecnologia de reconhecimento de discurso possa vir a ser aplicada a outras línguas sem ser o inglês.


    Fontes:


    Css: Uma pequena ajuda

    Olá pessoas, como agora começamos a utilizar Css e vamos usar o mesmo no nosso próximo trabalho, com a ajuda da w3schools encontrei a lista de linhas de código que nos poderão servir bastante jeito para o nosso próximo trabalho e para o nosso futuro profissional até!

    Website: https://www.w3schools.com/cssref/default.asp

    Bom trabalho e Boa semana!

    Jogos open-source em javascript

    Se tiveres interesse em saber como funcionam os jogos em javascript verifica este repositório no github do usuário @leereilly. É uma compilação de dezenas de jogos de diversas categorias, desde os jogos clássicos como snake aos mais avancados como RPGs e jogos 3D. A maioria deles foi criado com html, css e javascript. Além disso o repositório inclui uma lista com um link para o código fonte e um link para jogar o jogo no browser.