Pesquisar aqui

quarta-feira, 7 de março de 2018

Um site, várias linguagens...

    Com esta entrada eu pretendo mostrar não só a grande variedade de linguagens presentes na Internet mas também a forma como elas trabalham em conjunto e conseguem criar sites tão grandes como o Youtube ou o Facebook. Aliás, estes dois serão os sites a ser utilizados como exemplo, não só por serem extremamente populares mas também por misturarem vários tipos de multimédia e de serviços, tendo uma necessidades muito diversas.
    Ora, quantas linguagens suporiam que foram utilizadas para a construção destes gigantes da Internet. Já sabemos que HTML e CSS tiveram de ser utilizadas para a base mas para além disto? Uma? Duas? Três? Bem, as linguagens são muitas e diversas. Mas algo que ambos os sites têm em comum é o facto de utilizarem JavaScript para a parte "visível", ou seja, a parte com que o utilizador irá interagir. Depois disto, as linguagens ramificam-se.
    O Youtube recorre a C, C++, Python, Java e Go, socorrendo-se ainda dos serviços Vitess, BigTable e MariaDB para base de dados. O Facebook, por sua vez, utiliza Hack, PHP (HHVM), Python, C++, Java, Erlang, D, Xhp e Haskell, e para base de dados utiliza MariaDB, MySQL e HBase Cassandra. Como se pode ver, há uma grande variedade e quantidade de linguagens de programação utilizadas nestes sites, algo que reforça o caráter de a programação ser uma área tão extensa que é quase impossível saber de tudo.
    O propósito desta entrada não era desmoralizar o leitor com a quantidade de coisas que não sabemos. Aliás, antes pelo contrário! O facto de haver tanto por saber deve suscitar interesse e desejo de saber mais! Para além disso, também não podia deixar passar a oportunidade de acentuar o facto de a programação ser, muitas vezes e especialmente em projetos de maior dimensão, uma atividade conjunta! Cada pessoa trata da sua especialidade e, depois de se juntar todos os pedaços de código que cada um fez, pode-se ter um resultado tão espantoso e popular como Facebook, Youtube ou Google. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.