Pesquisar aqui

terça-feira, 3 de março de 2015

Fotografia 'do dia' no site da NASA é de um Português!

O astro-fotógrafo amador Nuno Serrão tem uma fotografia sua, tirada a 25 de fevereiro, como a 'foto do dia' de sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, no site da gerido pela Agência Espacial Norte Americana (NASA). 
A fotografia em causa retrata a conjugação de três planetas e uma nuvem de forma lenticular, uma formação nublosa que é parecida a um Objecto Voador Não Identificado, razão para ter sido escolhida. 
O autor explicou: "Fui contactado por um astrónomo que faz a gestão do sítio da internet 'Astronomy Picture of the Day' (APA) e o interesse deles foi por uma fotografia que eu tinha tirado à conjunção de Vénus, Marte e da Lua, no dia 25 de fevereiro, em que também aparecia uma nuvem lenticular". 
O APA está ativo desde 16 de junho de 1995 e, todos os dias, coloca uma fotografia "diferente do universo", num site gerido pela NASA e pela Universidade Tecnológica do Michigan, nos Estados Unidos. De acordo com Nuno Serrão, "esta será nona vez que a fotografia de um português está como fotografia do dia". A fotografia em causa não foi tirada ao acaso, pois Nuno Serrão andava "há mais de seis meses a tentar captar a estação internacional espacial", mas o azar da existência de nuvens ou de chuva sempre lograram essa expectativa, quando a estação passa por cima da ilha da Madeira. O astrónomo que fez a descrição da foto refere mesmo que a intenção inicial "era fotografar um raro ângulo em que se conjugariam Marte, Vénus, com o bónus de uma Lua crescente e a estação espacial". 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.