Pesquisar aqui

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Composição Fotográfica


Qualquer um pode tirar uma fotografia, mas existe uma diferença entre uma foto normal e uma foto detalhada.

   De facto, na atualidade qualquer um consegue tirar uma fotografia seja com uma câmara, seja com um telemóvel, mas um dos fatores que distingue uma boa foto de uma foto fantástica pode ser a sua composição, portanto seguem a seguir três dicas para uma foto bem composta.



   A primeira dica é chamada Regra dos Terços.  Esta regra é muito simples sendo que diz que, depois de se ter escolhido o ponto principal a se tirar numa foto deve se pensar como se o ecrã estivesse divido em duas linhas horizontais e duas linhas, tirando-se o ponto principal do centro do enquadramento, de forma que este se enquadre numa das linhas.


                          
    
fotografia de linhas de orientação

  A segunda dica é tão simples quanto a primeira e também tem haver com a existência de linhas na paisagem que se vai fotografar pode se dizer assim, Linhas Guia.
Estas referem-se a qualquer elemento seja um caminho, cabos elétricos ou paredes e sejam elas diagonais ou retas, que se estiverem presentes irão atrair quem visiona a fotografia, uma vez que irá seguir estas próprias linhas.                                                                                                          


Enquadramento da composição


  A terceira e última dica tem haver com o Enquadramento da foto. Por vezes existem certos aspetos na paisagem que podem fazer com que o ponto principal se destaque, sendo alguns destes formas naturais como uma porta ou mesmo árvores, que vão isolar o mais importante. 



  
No entanto, existem muito mais formas do que apenas estas três (eu decidi colocar apenas as que achei mais importantes e interessantes), sendo que se seguem em baixo os websites que usei como inspiração que contêm uma grande variedade destas.

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.