Pesquisar aqui

sexta-feira, 19 de março de 2021

PT05: A família Git, Memória Descritiva, URL de domínio público e certificado no Sololearn

A família Git

A "família Git" é constituída por várias aplicações, sendo a aplicação que revolve todas as outras é o Git. Apesar de não termos utilizado esta aplicação, criada por Linus Torvalds, criador do Linux, é um software para detetar e localizar alterações em qualquer tipo de ficheiro, de forma a facilitar a coordenação entre vários programadores.


Com isto, desenvolveram-se várias aplicações a complementarem esta aplicação, como por exemplo, o GitHub, que é controlado pela Microsoft, onde podemos colocar, de forma completamente gratuita, vários repositórios e até ter um sítio onde podemos colocar a nossa própria página, como usámos com o GitHub Pages neste trabalho.

Memória Descritiva

  1. O processo criativo acabou por se acentuar mais no passo 5 e 7, onde construímos a tabela e a página principal no GitHub Pages. Após ter visualizado a tabela de alguns colegas meus que já tinham feito uma versão inicial das suas tabelas, e por isso tentei desenvolver algo um pouco mais avançado. O ponto principal do tema da minha tabela (e da minha página principal) era aplicar o famoso dark mode, que não só penso que facilita a leitura de quem vê a tabela e a página principal, mas que também fica bem melhor do ponto estético, mesmo tendo as caricaturas um fundo branco. Depois, decidi colocar apenas numa única célula toda a informação de cada aluno, a sua caricatura, nome e número, pois como eram apenas essas 3 coisas (não achei necessário dizer em cada aluno a turma, pois somos todos da mesma turma) a informação a transmitir era pouca e suficiente de colocar numa única célula. Assim, em cada linha foi possível colocar 4 alunos, e assim evitei que a lista ficasse desnecessariamente longa, o que também me agradou do ponto de vista estético. Por fim, em termos de estética temos as fontes tipográficas, usando o Google Fonts, uma ferramenta muito útil, acabei por escolher como fonte principal a Open Sans, com grossuras diferentes dependendo do texto, e na tabela também usei o tipo de letra Roboto, mais famoso por ser usado pela própria Google. Depois de encontrar umas cores de fundo que acho que vão de encontro ao que tinha imaginado, descobri como se aplicavam animações em HTML, e então apliquei isso na minha tabela e na minha página principal, de forma a que se destacasse através de uma sombra o que está por baixo do rato. 

  2. Para preparar o trabalho foi bastante fácil, pois já tinha instalado anteriormente o Notepad++, bem com o Atom, que foi o que gostei mais de utilizar, e que muito provavelmente utilizarem em trabalhos futuros, pois achei bem mais completo do que o Notepad++, apesar de este último ter a sua simplicidade. De resto, não há muito que conste da preparação do trabalho: todo o trabalho consistia em utilizar o computador, e ainda por cima dada a situação de ensino à distância, tempo no computador foi algo que não faltou.

  3. O passo mais interessante foi definitivamente o passo 5, onde se construiu a tabela, mas dado que é um passo tão extenso, acho que faz mais sentido dividir este passo nas suas várias componentes, e a componente mais interessante de fazer a tabela foi definitivamente aprender a definir a "apresentação" da minha página através do CSS. Apesar do trabalho se incidir mais em HTML, o trabalho em concreto em HTML não pode mudar muito para além do pedido que é o de fazer uma tabela, que mesmo assim tem alguma parte em que se pode variar, mas que, na sua maioria, envolve CSS, e não HTML. Assim, apreciei mais a parte do CSS, tanto na tabela do passo 5 como na página principal do passo 7, pois tinha uma enorme liberdade para decidir o que poderia fazer.

    O passo que achei mais difícil foi também no fundo o passo que achei mais interessante, o CSS. Tive que procurar bastante informação e documentação sobre como se colocava o fundo com uma certa cor, como escolher a própria cor no formato que eu queria, em vez das cores predefinidas, como fazer com que a página reaja quando se passo com um rato num dado elemento, e tudo mais. Foi bastante difícil, mas também foi muito gratificante.

    Os passos que deram mais trabalho, que pelo menos achei mais monótono, acabaram por ser dois, ambos no passo 5: ter que adquirir as imagens através do álbum das caricaturas deu bastante trabalho, pois nalgumas imagens mal colocados por alguns colegas meus e tive que as redimensionar de acordo com os tamanhos pedidos. Não foram todos claro, mas colocar tudo nas pastas corretas para 27 alunos torna-se bastante monótono.
    Já o outro passo que deu bastante trabalho foi o de colocar uma cor diferente em cada legenda na tabela, e mais uma vez, encontrar 27 cores que se encaixassem bem com o tema escuro da minha tabela, acabou-me por tirar praticamente uma tarde inteira.

    Felizmente não necessitei de pedir ajuda a ninguém diretamente, consegui fazer tudo de forma autónoma, mas com bastante assistência de motores de pesquisa para encontrar quais os comandos e códigos que necessitava.

  4. Fui resolvendo os problemas que fui tendo principalmente através de pesquisa. Os sites que mais me esclareceram o que precisava de saber foram sem dúvida o W3Schools, utilizado também num dos passos do trabalho. Para além do W3Schools, também tive ajuda de um site da Mozilla que também explica de forma muito sucinta como utilizar HTML e CSS. Também esclareci algumas dúvidas com o professor, mas foi mais de esclarecer o que o enunciado nos pediu para fazer do que propriamente como fazer.

  5. A decisão mais importante que se poderia tomar neste trabalho eram a de escolher o esquema e apresentação da nossa tabela das caricaturas e também de como apresentar a nossa página principal do GitHub Pages, pois de resto, é só seguir o enunciado com pouca manobra para fazer algo de diferente. Como já disse anteriormente decidi seguir com um tema escuro que está muito na moda nestes últimos tempos, e depois senti que faltava mais alguma coisa, por isso adicionei as animações quando se passa o rato por certos elementos, tanto na tabela como na página principal.

  6. Concluíndo, o que gostei mais de elaborar foi definitivamente a componente do CSS, mas tudo o que envolveu a parte de programação acabou-me por despertar algum interesse, talvez não o suficiente para seguir no futuro algo como Engenharia Informática, mas para um projeto à parte. Acho que ficou tudo bastante positivo, não tenho nada de mais a apontar sobre o que poderia ter ficado realmente muito melhor do que o que já apresento, acho que ficou um trabalho bastante robusto e completo, e fiquei bastante satisfeito com o que realizei. Aprendi praticamente tudo de raiz neste trabalho, tenho uma vaga noção de programação, mas nunca tinha programado em HTML (quanto mais CSS), ou algum tipo de programação de desenvolvimento na web, desde aprender a estrutura do HTML e do CSS usar o div, fazer cabeçalhos e tanto mais, até a saber como eu posso criar um domínio de forma gratuita. Para mim, acabou por ser um excelente introdução e aprendi imenso. A maior alegria, que até me surpreende bastante, é que ao construir a tabela e a página principal, tanto na parte do HTML e do CSS, correu tudo de forma bastante normal. Sem grandes erros ou bugs, talvez pela simplicidade do trabalho, mas nunca caí num buraco sem saída, assim por dizer. No entanto, a maior tristeza foi entregar no Classroom a minha pasta do Drive do passo 4 com atraso, apesar de ter sido eu a perguntar o que se colocaria no Classroom e estar pronta para entregar há bastante tempo.

URL de domínio público

Podem aceder ao meu URL de domínio público clicando neste link: http://rodrigosimoesaib.tk/

Certificado no Sololearn



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.