Pesquisar aqui

domingo, 8 de novembro de 2020

O Controlo de Tração

    O controlo de tração, também conhecido por TCS ("Traction Control System"), é uma das várias funções presentes controlo eletrónico de estabilidade. Tal como o nome indica, este sistema é responsável por impedir que as rodas percam a sua tração.

    Tal como o TCS, existem outros tipos de sistemas com funções semelhantes, como é o caso do ESP ("Electroinc Stability Program"). No entanto, todos estes sistema inseridos nos carros e nas motas têm uma única função: Impedir a perda de controlo no veículo e controlar a sua trajetória.

    No caso do TCS, são os sensores de velocidade inseridos em cada roda (tal como o ABS) que permitem identificar quando alguma roda comece a "patinar". Quando tal acontece, é enviada informação para que o torque no motor seja diminuído e, assim, impedir que o carro ou mota percam o controle. Nos carros esta perda de controlo tem a designação de "Oversteer" e "Understeer"

    
    Este tipo de sistemas são essenciais em veículos de duas rodas, pois estes são muito mais instáveis do que os automóveis e em caso de queda são, regra geral, a sua taxa de mortalidade em caso de acidente é muito maior.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.