Pesquisar aqui

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Javascript - Javascript X Chrome

A 'Conformidade' do Chrome para frameworks JavaScript diz: Se você não seguir nossas regras, seu projeto não será construído


A 'Conformidade' do Chrome para frameworks JavaScript diz: Se você não seguir nossas regras, seu projeto não será construído


A equipe do Google Chrome apresentou projetos para auxiliar os autores de framework com o que considera a melhor prática, começando principalmente com o Next.js baseado em React.

Uma equipe de seis pessoas (aparentemente conhecida internamente como WebSDK) que trabalham no Chrome apresentou o que chamou de projeto Aurora no início desta semana, descrito como uma “colaboração com autores de framework”. A postagem fala sobre os benefícios de “padrões fortes e ferramentas opinativas”, com base na experiência com aplicativos do Google, como Pesquisa e Mapas.

Aurora, disse o Google, identificará pontos fracos em estruturas da web, especificamente aqueles que causam “dor de experiência do usuário” e, em seguida, corrigem-nos de uma maneira adaptável a outras estruturas da web. Todos os frameworks mencionados são JavaScript ou TypeScript (que compila para JavaScript), como seria de esperar de uma equipe de navegadores.

O trabalho já realizado inclui um componente de imagem para Next.js, depois portado para Nuxt , CSS inline para fontes da web para Next.js e Angular e um plug-in personalizado para suporte a ESLint (análise estática) em Next.js.

Um projeto relacionado chamado Conformance é novamente focado nas melhores práticas padrões, mas complementados por “regras acionáveis”. Os desenvolvedores que gostam de suas habilidades para escrever JavaScript confiável e de alto desempenho devem desviar o olhar agora, já que os Googlers consideram: “Otimizações que exigem qualquer decisão dos desenvolvedores representam um risco para o desempenho do aplicativo.”

Portanto, A equipe desenvolveu um conjunto de regras de análise de código estático e verificações dinâmicas, abrangendo várias “superfícies”, incluindo ESLint, TypeScript, verificações dinâmicas no servidor de desenvolvimento do usuário, o empacotador Webpack e ferramentas CSS. Os desenvolvedores que violam as regras receberão avisos para corrigir o código, enquanto “no momento da compilação, problemas não resolvidos de alta gravidade impedirão a conclusão da compilação com êxito”. Tradução: violar as melhores práticas de Conformidade impedirá a construção de um projeto. Acho que é por isso que o projeto é chamado de Conformidade, ou deveria ser “Google sabe melhor?”

  • Firefox para adotar a nova abordagem do Chrome para extensões – sem a parte que ameaça os bloqueadores de anúncios
  • Grandes mudanças para desenvolvedores: o Chrome 91 chega com WebAssembly SIMD, módulos JSON, suporte a arquivos da área de transferência
  • Google para reviver o suporte RSS no Chrome para Android
  • A extensão do Microsoft Authenticator na loja do Chrome não foi realmente feita pela Microsoft. Ops, Google

Essas inovações estão chegando primeiro ao Next.js, e é por isso que esses projetos foram apresentados ao mundo ao mesmo tempo que o Next.js Conf esta semana. Durante o evento, Next.js 11 foi lançado, com Conformance apresentado como “um sistema que fornece soluções cuidadosamente elaboradas para suportar UX ideal.”

Isso, junto com desempenho aprimorado e a adoção do Webpack 5 por padrão, era apresentado como os destaques da nova versão. A Vercel, patrocinadora do Next.js, também apresentou um projeto para converter aplicativos React iniciados com o comando Create React App para serem compatíveis com Next.js e uma prévia de um novo ambiente de codificação hospedado em nuvem baseado em navegador chamado Next.js Live .

As mudanças do Google com Aurora e Conformance são, em certo sentido, um benefício para a comunidade de desenvolvimento da web, pois devem melhorar o desempenho e a experiência do usuário otimizando as bibliotecas que os desenvolvedores usam, algo normalmente fora de alcance de uma equipe trabalhando na plataforma do navegador.

Existem ressalvas, no entanto. O aparente favorecimento do Google por Next.js pode aumentar o ímpeto por trás dessa estrutura em detrimento de alternativas e, embora em sua postagem Aurora, a equipe disse que seu trabalho é “fornecer a melhor experiência de usuário possível para aplicativos de produção, independentemente do navegador renderizando, “é difícil escapar da noção de que o Google está construindo uma pilha otimizada com base no Chrome e Next.js.

Um parágrafo intrigante na postagem sobre Conformidade afirma:” A conformidade está sendo explorada em Next.js primeiro com o objetivo de expandir para outras estruturas (Nuxt, Angular, etc.). ESLint e TypeScript já são usados ​​em muitas estruturas de muitas maneiras diferentes, mas o conceito de um sistema de tempo de execução coeso no nível do navegador está sendo ativamente explorado. “

Parece que esse” sistema de tempo de execução no nível do navegador “expande o escopo da plataforma do navegador para incluir bibliotecas JavaScript / TypeScript específicas. Isso tem alguma lógica como meio de melhorar o desempenho e simplificar o desenvolvimento, mas pode ocorrer às custas da diversidade e também levanta questões sobre se tais movimentos deveriam acontecer em organismos de vários setores, como o W3C, em vez de serem realizados apenas pela equipe do Chrome . Talvez eles façam. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.