Pesquisar aqui

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Max Miedinger - Fonte Helvética

A fonte Helvética é uma fonte tipográfica desenhada por Max Miedinger sob encomenda de Edouard Hoffmann para a fundição tipográfica suiça Haas no final da década de 50.

Considerada a fonte mais popular do mundo, o seu extraordinário sucesso deveu-se em grande parte ao facto de ter surgido na Suíça num momento em que o país era uma das principais referências no design, a nível internacional.  Dessa forma, foi bastante bem aceite, passando posteriormente a ser adotada em projectos de design corporativo.

Batizada inicialmente como Neue Haas Grotesk, a Helvetica teve como inspiração a Akzidenz Grotesk, uma fonte sem serifa lançada no final do século XIX pela fundição alemã Berthold.

Em termos de linguagem tipográfica, a Helvética trata-se de uma fonte neutra por excelência, sem significados culturais. O seu desenho é composto pela falta de contraste e pela frontalidade característica das fontes sem serifa. Sem vestígio de datação ou localização, característica desejável no design de corporações multinacionais.



O site consultado foi: http://tipografos.net/designers/miedinger.html 
No dia 19/04/2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.