Pesquisar aqui

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Como fotografar a Superlua?


Use um tripé

Considerando o brilho que a Lua vai atingir, é perfeitamente possível obter boas fotos sem tripé. No entanto, para melhores resultados, se tem a sorte de ter uma objetiva com grande capacidade de ampliação, o tripé é muito recomendável.
Neste caso, para melhores resultados, recomendamos que use o “timer” da câmara: programar a máquina para fotografar alguns segundos após pressionar o botão (deste modo evita o movimento da câmara que pode acontecer quando se pressiona o botão).



Cuidado com o foco


Como a Lua vai estar muito brilhante e, dependendo da objetiva, pode ficar relativamente pequena no enquadramento, muitas câmaras poderão ter dificuldade em focar automaticamente. Use o zoom da objetiva no máximo – é claro! – e utilize, se existir, a possibilidade de aumentar ainda mais no ecrã da câmara (muitas máquinas têm a opção de aplicar uma ampliação extra para se perceber se a focagem está bem feita). É possível que tenha de recorrer à focagem manual.






Experimente o modo manual

Se a sua câmara o permitir, experimente usar o modo Manual. As configurações variam de acordo com a câmara, objetiva e até zona de onde está a fotografar. Na nossa experiência, conseguimos bons resultados com uma velocidade de obturação entre 1/250 e 1/400, abertura F5.0 a F5.6 e sensibilidade ISO 800. Mas faça diferentes fotos com diferentes parâmetros até ficar satisfeito com o resultado. Mas, sobretudo se não vai usar tripé, evite velocidades baixas (abaixo de 1/250) para evitar que a Lua fique sem detalhe (“tremida”).


Modos de cenas

Muitas câmaras não têm modo Manual, mas têm modos automáticos com base em cenas predefinidas, como “noite” ou “estrelas”. Opte por um destes modos para evitar o problema de sobreposição já mencionado.

Fuja das luzes

Para melhores resultados, fotografe a partir de um sítio com pouca iluminação, o melhor é sair das cidades e das vilas e procurar um lugar mais isolado.





























Nota:

Faça a lua parecer maior
Para aumentar o efeito dramático, pode usar o velho truque da comparação, como é o caso da imagem que ilustra este artigo. Recorra ao Google Maps para ajudá-lo a encontrar um sítio onde consiga ter um elemento grande e conhecido – o Cristo Rei ou a Torre dos Clérigos, por exemplo – entre a sua câmara e a Lua. Para esta ideia funcionar, esse elemento tem de estar suficientemente longe da câmara para que, comparativamente, a Lua pareça maior e para que os dois motivos fiquem focados. Use o zoom máximo!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.