Pesquisar aqui

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Como os robôs poderam ajudar a proteger os nossos oceanos (parte 6)

O sexto e último método será parar a pesca ilegal.
A pesca ilegal é um dos maiores problemas globais que ameaça os ecossistemas marinhos, cria insegurança alimentar e causa grandes violações dos direitos humanos. A robótica oceânica combate estes atos ilegais realizando missões longas e não tripuladas. Por exemplo, a Liquid Robotics criou o Wave Glider, um robô que nadou 4520 quilómetros até ao Havaí depois de trabalhar no Reino Unido.




Este robô funciona usando sensores em locais marítimos remotos, que abrem extensões do oceano que antes eram inacessíveis ou caras demais para enviar navios. Os dados deste robô, além de imagens de satélite e inteligência artificial, podem identificar onde a pesca ilegal pode ocorrer, permitindo assim que as autoridades a parem. Se ainda estiveres interessado vê o video acima que demonstra como este robô funciona.


Como podem ver os robôs já estão a proteger o mar, desde melhorar a eficiência dos navios até remover pedaços de lixo. No entanto, esta tecnologia está apenas no seu inicio e precisa da nossa cooperação para podermos continuar a ter um oceano limpo.Termino assim estas notícias sobre a ajuda da robótica para proteger os nossos oceanos, até à próxima!

1 comentário:

  1. Durante a duração desta PT a curadoria (PT Geral 1 - A) deve ser sobre o ecossistema do Arduino.

    Ver https://sites.google.com/aebenfica.org/aib-2019/PropostasT/PT06

    ResponderEliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.