Pesquisar aqui

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Não tem Arduino, não há problema!

Apesar do Arduino ser bastante barato, é compreensível que não possua a disponibilidade de comprar um. Como tal, eu trago-lhe uma solução para que possa usar o Arduino sem possuir um, podendo até servir como uma espécie de experimentação para saber se deve ou não comprar um.
O que quero aqui apresentar é o conceito de simulador de Arduino, que são, no fundo, sites em que é possível criar circuitos com o mesmo (existindo diversos outros componentes à disposição), sendo até possível programá-lo. Como é óbvio existem diversos simuladores, porém, eu vou apenas enumerar os dois que mais gosto:

Tinkercad

O Tinkercad é talvez o simulador mais simples e mais didático de se utilizar, possui projetos pré construídos com os quais podemos aprender, tem também uma excelente plataforma de partilha de projetos (um pouco como o GitHub). É visualmente muito simples e intuitivo, sendo possível escrever o código em blocos (para quem não está costumado a texto). Quando criamos um circuito, o simulador tentar automaticamente criar um código para o mesmo, facilitando os inexperientes em programação, pois podem alterar o código sem ter que o criar de raiz. Este simulador oferece também uma vantagem para os professores que podem criar uma sala de aula, onde vão automaticamente parar os projetos dos seus alunos.

Circuito.io

Este simulador também é fantástico, sendo apenas necessário arrastar os componentes que queremos utilizar, que o programa queria um guia automático de como devem ser feitas as ligações. Para além disso, tal como o simulador anterior, este também cria um código baseado nos componentes utilizados, recorrendo até a bibliotecas (algo que creio que o anterior não faz). Cria também uma lista com todo o que é necessário, incluindo o preço, sendo possível comprá-los diretamente na plataforma. Mas a minha propriedade favorita deste simulador é mesmo a possibilidade de criar instantaneamente uma solução de Internet of Things para o seu projeto.


imagens:
  • URL
  • URL2
  • consultadas no dia 23/02/2020

fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.