Pesquisar aqui

sábado, 2 de fevereiro de 2019

JavaScript - Introdução no HTML

O JavaScript é uma linguagem de programação utilizada para controlar o comportamento das páginas web, mas como introduzi-lo no código HTML?

De forma similar ao CSS, podemos incluir o JavaScript diretamente no documento HTML ou podemos fazer um ficheiro à parte e chamar o ficheiro para o código HTML sempre que necessário. De qualquer das formas a tag que emprega o JavaScript em HTML é <script>.

Introduzir diretamente no documento HTML
Para introduzirmos JavaScript dentro do próprio documento HTML devemos utilizar a tag <script> e escrever o código lá dentro, ou no head do documento, fazendo com que o script corra assim que a página carrega ou no body do documento, para ações mais particulares.

Trabalhar com um ficheiro JavaScript (.js)
Esta é a melhor opção para scripts maiores ou scripts que serão utilizadas em várias páginas. O código está localizado num ficheiro .js, à parte do ficheiro .html. Para fazer isto temos de criar um ficheiro .js (localizado numa pasta criada na raiz do repositório) com o código JavaScript e dentro do ficheiro .html empregamos o JavaScript utilizando a tag <script> desta forma: <script src="xx/yy.js">, sendo xx o nome da pasta com os ficheiros .js e yy o nome do ficheiro que contém o script que queremos introduzir.


Consultei o site digitalocean.com dia 01/02/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.