Pesquisar aqui

domingo, 27 de janeiro de 2019

Qual a idade certa para aprender a programar?

Desde a revolução digital que ensinar programação se tornou numa grande indústria. Existem inúmeras aplicações e manuais destinados a ensinar programação. Mas qual a melhor idade para começar a aprender?

Está provado que as crianças aprendem o mais rapidamente entre os 5 e os 12 anos, logo, a melhor maneira de aprender é começar a ter aulas de programação de maneira a ganhar o interesse. Existe inúmeros programas e escolas destinadas a ensinar programação a jovens e crianças, por exemplo a Happy Code (https://www.happycode.pt/) uma escola de programação com várias localizações em Portugal. 
Muitos pensam que a programação pode tornar-se aborrecida para as crianças. No entanto, a programação pode ser divertida quando ensinada corretamente.
Ensinar as crianças a programar demasiado cedo também é uma preocupação pois pode levar as crianças a ficar demasiado tempo sentados à frente de um ecrã, especialmente sabendo que as crianças não têm uma alta capacidade de concentração. Desta maneira, a programação pode mudar tudo isso, sendo importante ensinar às crianças como pensar e desenvolver as aptidões relacionadas com lógica.
É importante escolher a linguagem certa quando se começa a ensinar programação a crianças, uma que tenha uma sintaxe fácil de compreender, como JavaScript ou Python e acima de tudo sublinhar os conceitos relacionados com programação.

Não existe uma idade certa para programar existindo histórias de quem começou a programar com 6 anos e de quem lançou as suas aplicações aos 80 anos. Cada idade tem as suas dificuldades no que toca à programação sendo imperativo curiosidade e motivação para continuar a aprender.

Fontes:
https://www.theedadvocate.org/5-myths-about-teaching-kids-to-code/
https://www.showmetech.com.br/qual-idade-certa-para-aprender-programar/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.