Pesquisar aqui

sábado, 26 de janeiro de 2019

Fim do PT04


Finalmente acabei o PT04, e acredito que consegui corresponder ao que era pedido. Gostei de fazer este trabalho, pois deu-me a conhecer e ensinou-me a realizar certas funções em HTML.

Memória Descritiva

Este Pt foi apresentado durante a aula, sendo o primeiro do segundo período, e o primeiro da nova temática "programação".
Este trabalho foi dividido em 10 partes.
As primeiras duas partes estavam relacionadas com ficar a conhecer tanto a histório do html, como compreender a criar um simples documento html.
Para realizar os seguintes passos foi necessário instalar um editor de html, em que o escolhido foi o Notepad++, para facilitar e melhorar a realização do mini projeto.
O passo 4, consistia em compreender-mos algumas das tags aprendidas no passo 1.
A parte do trabalho que considerei mais interessante de realizar foi o início, ou seja, descobrir como se faz uma tabela, e compreender como a iria organizar de forma que o mini projeto ficasse de acordo com o pedido no enunciado. Durante a realização da tabela deparei-me com vários problemas, sendo um destes a criação de uma hiperligação <a href> (passo 5) na fotografia pequena para permitir a visualização da mesma imagem mas em dimensões maiores.  Apesar de este mini projeto não  apresentar grande dificuldade, uma vez que serve para conhecermos melhor a base e os comandos principais  de um documento html,  alguns dos passos demonstraram ser muito trabalhos como a organização das várias tags, de forma a  que a tabela tivesse o formato pedido no enunciado. Tal como referi anteriormente eu tive algumas dificuldades em realizar o passo 5, de forma que, após tentar realizar esse passo múltiplas vezes acabei por ter de pedir ajuda ao professor. Para além desta situação por vezes não compreendia porque é que o projeto não conseguia "correr", eu optei por recorrer ao site proposto https://www.w3schools.com/html/.
Ao longo do trabalho tive que tomar algumas decisões, especialmente à cerca do aspeto final da tabela, uma vez que a forma como o enunciado apresenta a proposta de trabalho, dá-nos liberdade para apresentarmos o aspeto que desejarmos para a tabela, a qual acabei por decidir apresentar por ordem alfabética e sem bordas.
O que mais gostei de realizar neste trabalho foi, atribuir a cada nome uma cor, uma vez que, em algumas das cores, eu coloquei números sem nenhum significado específico, de forma a que fosse interessante saber qual seria o resultado final. Apesar de acreditar que o trabalho foi bem conseguido, é preciso reconhecer que alguns dos passos poderiam ter sido melhor realizados, como o passo 2 e o passo 5, uma vez que ao redimensionar as imagens estas perderam parte da sua qualidade inicial.
Por fim tivemos de criar uma conta no GitHub, onde colocamos o códiogo que criámos, para depois ser possível associarmos a um domínio.
Concluindo, com este trabalho fiquei a conhecer como trabalhar com certos comandos de HTML, e fiquei a conhecer o GitHub, assim como criar domínios.
PT04 (mini projeto): http://leonorpinheiro.ga

Por fim coloco um printscreen do certificado que obtive quando acabei o curso realizado no SoloLearn






Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.