Pesquisar aqui

domingo, 20 de janeiro de 2019

5 tags HTML interessantes

Na actualidade, há um total de 142 elementos HTML padronizados pelo W3C, excluindo os que estão nas fases iniciais de padronização e os que ficaram obsoletos. Assim sendo, é possível perder ou esquecer alguns deles que podem ser úteis quando necessário.





1. Mapa de imagens

Os elementos HTML <map> podem ser usados para criar mapas de imagens. Os mapas de imagem são basicamente imagens com áreas clicáveis, que podem ser vinculadas a outra página da Web ou a outras partes do mesmo documento. O utilizador pode definir quais as áreas da imagem que são clicáveis, mencionando simplesmente as coordenadas X Y correspondentes desses pontos nos elementos <area> aninhados dentro de <map>.


2. Sugestões de input

O elemento <datalist> é usado para fornecer uma lista de sugestões relevantes que aparecem durante a digitação de um valor de entrada.
 



3. Fine Print
O Fine Print refere-se ao texto do documento que normalmente é impresso em tamanho muito pequeno, contendo informações como condições, termos, restrições, citações, direitos legais etc. A tag <small> em HTML pode ser usada para mostrar este tipo de texto. A partir do HTML5, a tag <small> não só mostra um texto com estilo de impressão, mas também define semanticamente o mesmo que isenções legais e advertências.


4. Color Picker
 

O HTML5 introduziu vários elementos novos do tipo de input; o elemento de entrada de cor é um deles. Ele permite que se escolha uma cor de uma página da Web com a ajuda de um selector de cores.


5. Opções do grupo

Caso se tenha muitas opções numa lista suspensa e se se quiser mostrá-las agrupadas, o elemento <optgroup> executará o trabalho. Esses grupos também pode estilizados com CSS.
 




Sites consultados: 
HongKiat: Cool Useful HTML Tags (20/01/2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.