Pesquisar aqui

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Conclusão do PT04

PT04

Introdução: 

A proposta de trabalho 4 foi iniciada no dia 3 Janeiro, primeira aula do segundo período, e estendeu-se até ao dia 29 de Janeiro. Sendo o início de uma nova matéria, a programação, o trabalho foi dividido em várias partes, uma relativa à história do HTML, como introdução, e outras relativas às diferentes especificações desta linguagem que é o foco deste trabalho. Também nos foram apresentadas outras ferramentas úteis, como o Github e o SoloLearn, aplicação que gostei muito, em que o trabalho foi partilhado e um curso de HTML feito. O software usado foi o Notepad++ que foi instalado no computador da escola e também no pessoal.

Tempo de execução:

A progressão deste trabalho foi relativamente mais lenta do que os outros, porque a programação é uma área de conhecimento muito vasta em que, de início, me senti pouco à vontade. Ao todo, tivemos 6 aulas de 90 minutos, sendo que uma delas foi focada no Github e nas suas aplicações. Fora da escola, este projecto demorou cerca de 8h a completar, considerando o tempo de realização do curso de HTML e a organização do portefólio e do drive.

Realização: 

Este trabalho mostrou-se um desafio maior do que o esperado. O primeiro obstáculo com que me deparei foi a elaboração da tabela. Comecei com uma estrutura de planta da turma que acabei por abandonar (Drive - Pauta Fotográfica da Turma - Projecto abandonado), porque não conseguia fazer um bom uso da tag <coolspan> ficando a organização diferente daquilo que eu queria. Não consegui arranjar sozinha solução para o problema, por isso acabei por reiniciar o trabalho como pauta da turma e com um código diferente, com algumas sugestões dos meus colegas. Assim, o meu trabalho final só se começou a compor muito tarde, factor que me preocupou.  Além disso, encontrei outras adversidades, mas que consegui resolver graças a múltiplas consultas no site ww3schools. Os passos relacionados com o Github também se mostraram um pouco confusos, pelo que demorei mais tempo a executá-los.  Assim, os passos mais interessantes foram desenhar a pauta da turma e elaborar o código que seria a base para o projecto, tal como aprender sobre as origens do HTML e todos os processos aconselhados quando programamos, como por exemplo, a identação. Os passos mais trabalhosos foram também a elaboração da tabela e o curso do SoloLearn que, apesar de não ter considerado difícil, demorou cerca de 2h a completar, devido à sua dimensão. Por fim, houve 2 passos em que eu senti necessidade de pedir ajuda, o 7 e o 8. O primeiro estava relacionado com a associação do Github com um domínio personalizado do FreeNom, passo que eu não conseguia fazer, porque obtia um erro desconhecido no computador da escola sempre que tentava. Decidi pedir ajuda ao professor que sugeriu que eu tentasse fazê-lo em casa e, seguindo a sugestão, acabei por conseguir. O oitavo passo foi resolvido com ajuda e explicações dos meus colegas, porque eu não estava a perceber quais eram os links a enviar e estava com receio de enviar os incorrectos.

Decisões e toque pessoal: 

Este trabalho tem uma componente pessoal que se reflete principalmente na construção da tabela. A estrutura de HTML, o aspecto exterior da tabela e os printscreens capturados são algumas das decisões que deram um toque mais pessoal ao meu trabalho. Assim, na minha opinião, as decisões que influenciaram mais o meu trabalho foram a de fazer uma pauta e abandonar a ideia de fazer a planta da turma e também o código e os comentários lá feitos.

Conclusão:

Estranhamente, apesar das altas expectativas, este foi o trabalho que eu menos gostei de fazer até agora, provavelmente por causa da minha preferência por trabalhos mais criativos. Ainda assim, eu gostei muito de aprender HTML e de criar a tabela, mas, pessoalmente, acho que os passos relacionados com o Github foram um pouco cansativos e o enunciado um pouco vago no passo do mini-projecto. Ainda assim, eu acho que este projecto foi um bom desafio e ensinou-me muitas coisas, desde as tags mais comuns e úteis até às utilidades e diferenças do Git, do Github e do Github Pages. Acho que teria sido mais interessante ter feito uma planta da turma, mas como não me foi possível acho que a pauta funcionou bem. Por fim, acho que podia ter melhorado o meu trabalho se tivesse adicionado mais opções de estilização à tabela e tivesse conseguido fazer uma página inicial para os repositórios no Github.


Link do domínio pessoal com o site: http://leonordias.ml



Diploma final da conclusão do curso de HTML no SoloLearn

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.