Pesquisar aqui

sexta-feira, 14 de maio de 2021

[IDS] RFP: O que é?

Um RFP é utilizado quando o pedido requer conhecimentos técnicos especializados, capacidade especializada, ou quando o produto ou serviço solicitado ainda não existe, e a proposta pode requerer investigação e desenvolvimento para criar o que quer que seja que esteja a ser solicitado.

O RFP apresenta requisitos preliminares para o produto ou serviço, e pode ditar em graus variáveis a estrutura exacta e o formato da resposta do fornecedor. Os PFR eficazes reflectem tipicamente a estratégia e os objectivos comerciais a curto/longo prazo, proporcionando uma visão detalhada sobre quais os fornecedores que poderão oferecer uma perspectiva de correspondência.

Pedidos semelhantes incluem um pedido de cotação (RFQ), em que o cliente pode simplesmente estar à procura de uma cotação, e um pedido de informação (RFI), em que o cliente necessita de mais informações dos fornecedores antes de submeter uma RFP. Uma RFI é normalmente seguida por uma RFP ou RFQ.

Em princípio, uma RFP:

  • informa os fornecedores que uma organização procura obter e encoraja-os a fazer os seus melhores esforços.
  • Exige que a empresa especifique o que se propõe adquirir. Se a análise dos requisitos tiver sido devidamente preparada, pode ser facilmente incorporada no documento de Pedido.
  • Alerta os fornecedores de que o processo de selecção é competitivo.
  • Permite uma ampla distribuição e resposta.
  • Assegura que os fornecedores respondam factualmente aos requisitos identificados.
  • Em geral, espera-se que siga um procedimento estruturado de avaliação e selecção, para que uma organização possa demonstrar imparcialidade - um factor crucial nas aquisições do sector público.

fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Request_for_proposal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.