Pesquisar aqui

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Projeto Skybender: drones que transmitem Internet 40 vezes mais rápida do que o 4G


Mais um projeto secreto da Google que é revelado ao mundo: SkyBender, a frota de drones tem como objetivo distribuir Internet de nova geração. A intenção da empresa é transmitir ondas de rádio milimétricas com uma grande capacidade de transporte de dados e na casa dos gigabits.
A tecnologia que a Google estará a testar no estado do Novo México, nos EUA, será ao que tudo indica a estrutura base das redes 5G e permitem uma Internet até 40 vezes mais rápida do que aquela que é possível atingir atualmente em redes 4G.
O The Guardian escreve que o objetivo final da Google é ter uma frota com milhares de aeronaves autónomas a entregarem Internet em todo o mundo.
Um dos grandes desafios que a Google terá de ultrapassar é o facto de a tecnologia de ondas de rádio milimétricas ter um menor alcance do que as redes 4G e de ser mais suscetível a inteferências - o mau tempo condicionaria o seu desempenho, por exemplo.
Para contornar a questão a empresa estará a testar um sistema de transmissão por fases que permitiria ter uma projeção do sinal mais forte e consistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.