Pesquisar aqui

terça-feira, 12 de abril de 2016

Células solares que podem gerar energia a partir da chuva



Pode parecer um contra-senso, porque chuva faz lembrar nuvens que tapam o sol, e sem sol as foto células não produzem energia. Mas uma nova tecnologia vem revolucionar esta concepção de painéis solares e fazer com que a chuva que cai nas placas possa gerar energia eléctrica.
Estes novos painéis irão produzir energia quer com a luz do sol, quer com a chuva num dia de tempestade.
Estas novas células solares estão a ser desenvolvidas por investigadores em Qingdao, na China. Ao contrário de muitas células solares, este dispositivo tem uma particularidade: é fabricado apenas com uma única folha de grafeno na sua superfície. A parte inteligente é que a água da chuva não é pura. Esta contém compostos como o amónio, cálcio e sódio, que se tornam em iões quando estão numa solução.
Quando esta água se deposita na superfície da camada de grafeno, cria aquilo a que os investigadores chamam de ‘pseudocondensador’ — pontos de carga desequilibrada onde os electrões são enviados de um lado para o outro. A carga em desequilíbrio é basicamente apenas uma diferença de potencial, o que significa que os investigadores podem utilizar o processo para capturar energia.
Infelizmente, ainda não será possível revestir cada célula solar com grafeno e não só por uma questão de despesa. A célula solar criada pela equipa é apenas 6,5% eficiente em condições solares ideais, o que deixa muito a desejar quando comparada com as melhores células solares, que são cerca de 20% mais eficientes. Enquanto isso, ainda são apenas uns meros microvolts gerados pelos condensadores dos pingos de chuva.
Claro que a ideia é óptima e ainda há muita margem de progressão. O facto de se poder combinar estas duas vertentes de produção eléctrica abre o leque para um futuro mais promissor no que toca à performance da captura deste tipo de energia. Agora o trabalho tem de ser melhorado e provavelmente a base estará lançada para um produto de alta performance a ser lançado dentro de alguns anos.
Células solares geram energia a partir da chuva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.