Pesquisar aqui

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Instalando C++ (Compiler e IDE)

IDE
Para programar em C++ será interessante usar um IDE (Integrated Development Environment).
Um IDE é um software cujo objetivo é ser um ambiente de desenvolvimento para o programador, possuindo ferramentas que facilitam a programação.
Como por exemplo:
  • Editor de texto mais poderoso que o bloco de notas normal, por muitas vezes ter as funções de syntax highlighting (formatação especial para certos termos) e autocomplete.
  • Compilar e executar o programa.
  • Debugger (executa o programa de uma forma específica que nos ajuda a encontrar bugs).
O Visual Studio é um IDE muito usado para C++, C#, Visual Basic, etc. Foi criado pela Microsoft e eu considero como o melhor IDE. Existem outros muito utilizados como Code::Blocks, Eclipse e Dev C++.
Para mais informação sobre os IDEs de C++ acessem aqui.

Compiler
Se forem usar o Visual Studio têm a vantagem de ele já vir com um compiler (Visual C++). Se o vosso IDE desejado não vier com um compiler, temos de instalar nós mesmos.
Para isso podemos instalar o MinGW (Minimalist GNU for Windows). Existem outros compilers como o Cygwin.
Depois de instalado o compiler MinGW, temos de configurar o caminho (path) do compiler. Para isso vamos às Propriedades do computador > Definições avançadas do sistema > Variáveis de ambiente > Novo... > Nome "path" e diretório da pasta "bin" do MinGW.

Como fazer sem IDE (compilar pelo cmd)
A alternativa a usar uma IDE é compilar e executar o programa nós mesmos. Como já temos o compiler instalado, podemos usar certos comandos no cmd.
Tendo já escrito o código num ficheiro de extensão .cpp, para compilá-lo temos de estar no diretório que contém o ficheiro .cpp. Digamos que é "C:/Programming/C++". Temos de escrever cd "C:/Programming/C++" no cmd e dar Enter.
Para compilar o código, criando um executável, escrevemos g++ code.cpp -o code. Isto significa que pegamos no ficheiro "code.cpp" e fazemos "output" de um executável de nome "code" (claro que o nome do .cpp não tem de ser "code" e o executável também não).
Isto criou um executável .exe no mesmo diretório que o ficheiro .cpp. Para executar o programa basta clicar duas vezes no .exe. Podemos também executar diretamente do cmd, escrevendo code.exe ou code.

É muito mais trabalhoso fazer isto. Numa IDE, é só clicar num botão e o programa compila e executa automaticamente.

Editores de texto
Mas de qualquer forma, nunca é uma boa escolha utilizar o bloco de notas básico do Windows (notepad) para escrever o nosso código. Existem diversas alternativas que foram criadas especialmente para satisfazer os programadores. Alguns dos editores de texto mais famosos são Notepad++, Visual Studio Code e Atom. Mais informação sobre este editores de texto.
Estes editores são muito úteis pela facilidade de abrir e escrever código rapidamente. O que prefiro é o Visual Studio Code.

Para mim, "grandes" projetos e trabalhos é IDE (prefiro Visual Studio), e pequenos programas num editor de texto (prefiro Visual Studio Code) e com compiler (prefiro MinGW).

Agora podemos começar a programar em C++!

Referências - 13/10/2019


1 comentário:

  1. Ótimo, graças à tua publicação, vou já instalar C++ e o Visual Studio porque prefiro trabalhar num IDE!
    Abraço do gajo do Python!

    ResponderEliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.