Pesquisar aqui

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Python - Erros no Código (Parte 2)

NA PUBLICAÇÃO ANTERIOR EXPLIQUEI O QUE SÃO ERROS SINTÁCTICOS E ERROS DE EXECUÇÃO, NESTA IREI EXPLICAR O QUE SÃO ERROS SEMÂNTICOS E UM ERRO DE EXECUÇÃO ESPECÍFICO (RuntimeError)!


  • RuntimeError: é um erro que ocorre quando, por exemplo, o programa demora muito a resolver erros, então provavelmente um tem um loop/ciclo infinito, assim deverá verificar os ciclos para terminar só se a condição nele inserido for False, escrever o ciclo o mais simples possível, e se possível, usar um ciclo for, pois este termina sempre.
  • Erros Semânticos: o programa dá-nos um resultado, mas não é o correto, logo o erro pode estar na compreensão do problema, no algoritmo ou na tradução do algoritmo para Python.
Para resolver estes tipos de erro, temos de decompor o problema em funções, para verificar se cada função tem um objectivo definido.
Também podemos fazer testes unitários, ou seja, utilizar módulos como doctest, em que especificamos o valor esperado, da seguinte maneira:


import doctest
doctest.testmod()

Já vos dei algumas noções de erros que podem ocorrer em Python e como os evitar, agora é ir programar e se algum ocorrer, já sabem como resolver! Se continuarem com problemas aconselho a pesquisa do erro!



Referências:





Sem comentários:

Publicar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.