Pesquisar aqui

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Melhor tech com IoT da CES 2020 (PARTE 1)

Com o começo de um novo ano começa (e acaba) mais uma CES (consumer eletronics show). Este evento que decorre em Los Angeles é normalmente referido como a maior conferência do mundo da tecnologia do mundo, devido não só ao elevado número de marcas de peso presentes, mas também ao número de pessoas que atendam à mesma (sendo apenas aberta aos media e influencers). Nos últimos meses tem gerado muitas piadas como a sugestão de mudança do nome para "concept expo show", devido ao crescente número de tecnologias que funcionam como apenas conceitos serem apresentadas na mesma e à diminuição de produtos que realmente chegarão ao mercado ou que possuem utilidade. Sendo assim, alguns dos dispositivos que vou apresentar aqui seguem um pouco essa linha.

Bosch virtual sun visor:
Ao contrário do que disse anteriormente, esta é uma tecnologia muito mas mesmo muito útil. Fiquei genuinamente impressionado quando vi pela primeira vez. Como sabemos o sol é algo muito incomodativo quando estamos a conduzir, porém, as palas do carro costumam diminuir muito o campo de visão do condutor, aumento o esforço do mesmo e podendo até levar a acidentes. Por isto, a Bosch decidiu criar um visor (chama-se visor e não pala por uma razão) que conseguisse bloquear o sol, mas dando a máxima visibilidade da estrada. Este visor usa uma câmara que consegue perceber onde está a cara do condutor, ajustando a opacidade de uma tela LCD transparente que tem apenas a parte do display onde o solo iria bater tornada opaca. Talvez um pouco difícil de perceber na teoria, mas com a imagem e com o primeiro link que deixarei nas fontes conseguirão perceber o quão fantástico isto é. A Bosch confirmou ter algumas propostas de fabricantes de carros, porém, não tem datas para quando este produto virá para o mercado ou sequer se virá (como é costume na CES).


Autel Evo 2 drone series:
Apesar da moda dos Drones ter acentado um pouco, a indústria não parece parar, havendo lançamentos constantes destes dispositivos repletos de sensores. Mas o que estes têm de especial em relação aos outros, para além de serem caros e premium, estes drones possuem a capacidade de alteração da câmara, podendo ser feita uma escolha de entre: câmara 8K, de 6K (com abertura do diafragma ajustável) e uma câmara térmica! Para além da filmagem estilo militar que é possível fazer com a última que falei, o uso pretendido para a mesma é o de prevenção e combate a incêndios e uso industrial para deteção de resíduos quentes. Tudo isto será possibilitado com uma grande bateria e uma "range" de 9Km, impressionante!


Imagens:

  • URL1
  • URL2
  • consultadas no dia 12/01/2020


fontes:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.