Pesquisar aqui

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Python - Erros no código (Parte 1)

NESTA PUBLICAÇÃO IREI EXPLICAR COMO DETECTAR E CORRIGIR ALGUNS ERROS COMUNS NO CÓDIGO PYTHON!


Durante a programação em qualquer linguagem existem diferentes tipos de erros, por exemplo, o programa dá erro durante a execução, ou é rejeitado pelo interpretador ou até pode não fazer o que pretendemos, assim, vou ensinar algumas a maneiras de os detectar e corrigir.

Para mais informações oficiais sobre erros: docs.python.org/3.8/tutorial/errors

  • Erro Sintáticos (SyntaxError)- quando o programa é rejeitado pelo interpretador; indicamos a linha onde o erro é detectado, mas a causa do erro pode estar em linhas anteriores a esta, por exemplo na criação de variáveis usadas nessa linha.

O que temos de fazer para detectar e corrigir este erro é simples e basta procurar na linha e nas linhas anteriores por falta de aspas, ou parêntesis ou até na estrutura de blocos como if-elif-else, while ou for.
  • Erro de Execução (NameError, TypeError, ValueError, IndesError, entre outros):


Um dos métodos mais utilizados para tratamento destes erros é o método try, que consiste em escrever código para determinadas excepções como por exemplo:


while True:
   try:
       x = int(input("Digite um numero inteiro: "))
       break
   except ValueError:
       print("Oops! Esse número é inválido! Tente outra vez...")

Assim, no código acima, se o usuário introduzir um número que não é inteiro, o número não é válido e ocorre um erro que é resolvido com uma nova tentativa do usuário até que o valor introduzido seja correto!

Tive de dividir esta publicação em duas devido ao seu tamanho, na próxima irei explicar outro erro de execução especifico e qual a sua maneira de tratamento e também irei falar de erros semânticos!


Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.