Pesquisar aqui

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Enquadramento

Enquadramento



O Enquadramento é talvez das coisas com as quais nos temos de preocupar mais antes e durante a gravação de um vídeo, é um vídeo para o qual nós vamos olhar, para o qual outras pessoas vão olhar e por esse motivo é onde se tem de ter mais cuidado.
Deixem-me mostrar alguns exemplos de um enquadramento mal feito:



Como podem ver a imagem não está bem distribuída, aconselho vivamente a qualquer um que, quando grava totalmente de frente para a câmara a chegar-se um pouco mais para um dos lados se tiver a intenção de apresentar alguma imagem ou outro tipo de dados que necessite, digamos que ficaria uma imagem mais equilibrada.


Já este exemplo não é tão grave, é perfeitamente normal e até bastante comum acontecer. Numa gravação deste gênero em que a câmara se encontra ligeiramente de lado em relação ao sujeito, o mesmo sujeito estando a olhar para a esquerda devia estar mais à direita do enquadramento, algo que é conhecido na fotografia como "regra dos terços" e que se aplica ao enquadramento com cenário fixo.

No entanto, este vídeo não mostra só maus enquadramentos mas também um bom exemplo:


Este é um excelente exemplo de como se deve enquadrar duas pessoas em cena, convém, como podem ver estarem perfeitamente alinhadas no centro do nosso ecrã dando assim uma certa naturalidade à cena.

Por último quero só deixar que este é um excelente vídeo onde se fala sobre uma das grandes questões acerca de uma profissão que de há uns anos para cá tem entrado em crescimento não só em Portugal mas em todo o mundo: o Youtuber...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.