Pesquisar aqui

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Odiado Eco

Odiado Eco

Provavelmente já fizeram vídeos para a escola ou sem ser no formato expositivo, um formato frente a frente com a câmara. Uma das piores coisas que pode acontecer ao gravar algo do gênero é haver algum eco que perturbe o momento de visualização do vídeo.
Há várias maneiras de resolver este problema sendo as principais: esponjas acústicas ou panos acústicos, software e proximidade do microfone.

Por ordem de experiência aconselharia a aproximar primeiramente o microfone da boca para o som que entrar neste ser o mais direto possível de nós e não som já refletido em todo o tipo de superfície da divisão onde nos encontramos.
Vou dar um exemplo: a banda Queen, nos seus primórdios enquanto gravavam um dos seus primeiros álbuns alugaram uma sala de espetáculo para fazerem várias experiências para conseguirem o melhor som da bateria. Experimentaram pôr a bateria no palco e o microfone bastante afastado, como podem imaginar isto causou um grande eco, depois aproximaram tanto os microfones dos vários componentes da bateria que tudo o que lhe foi possível captar foram ruídos muito rápidos e secos, chegaram à conclusão que os microfones a cerca de 20 centímetros de cada componente da bateria em ordem a ter um som natural.
O mesmo se aplica a quando falamos para um vídeo, o microfone deve estar a cerca desses mesmos 20 centímetros de nós para termos um som bastante natural e agradável ao ouvido.
Esponjas acústicas
As esponjas acústicas são um material bastante utilizado em salas de entrevistas e até no youtube, convém estarem à altura da nossa boca sensivelmente, diretamente à frente e numa das laterais do enquadramento, se mesmo assim ainda existir algum eco existem tapetes com o mesmo propósito das esponjas acústicas e também é possível colocá-las no teto.

Um vídeo bastante bom acerca deste tema é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=tJc0EPxss-s

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.