Pesquisar aqui

domingo, 12 de janeiro de 2020

O Segredo do Merchandising

O Segredo do Merchandising


Harry Potter, Star Wars, Game of Thrones são só algumas sagas e séries que se tornaram rainhas no mundo do merchandising. Mas será que traz público? É sobre isso que irei falar hoje.


A verdade, e todos nós o sabemos, é que vivemos numa sociedade altamente consumista, vemos numa coisa e ficamos com a ideia de que temos de ter aquilo para sermos mais completos. Tenho a certeza absoluta e que toda a gente já passou por isso. 
Os filmes cada vez mais sentem a necessidade de se mostrarem através do Merchandising. De certeza que já repararam que, por exemplo, na Fnac a parte das lojas que mais variedade de produtos tem e que mais chama à atenção é a que tem o Neon enorme a dizer "MERCHANDISING" onde encontramos de tudo.
Com a venda de Merchandising chegaram os Colecionadores, o público alvo desta técnica de Marketing, eu próprio terei de admitir que sou colecionador de réplicas dos filmes da saga de Harry Potter contando neste momento com cerca de 40 produtos. (Vamos ser sinceros, toda a gente coleciona alguma coisa). O meu caso não é o mais grave, há pessoas que vivem das suas coleções e gastam rios de dinheiro em itens para as enriquecerem.

Mas afinal o que é que faz alguém comprar algum tipo de Merchandising?

Bom, existem várias razões, uma delas é a proximidade com aquilo que representa. Dando o meu exemplo, O que me fez comprar a minha primeira réplica de varinha de Harry Potter? Foi o facto de querer tocar em algo do mundo que tanto me apaixona, e é assim que tudo começa, com 1, esse 1 que hoje se transformou em 19 e continua a crescer. Uma outra razão é a publicidade, numa sociedade consumista como já referi tem de haver publicidade boa o suficiente nos meios mais utilizados para continuar a alimentar a sociedade. 

"Mas será que traz público?"


Respondendo à pergunta inicial, a resposta é claramente sim, já repararam que todos os filmes, sagas, séries que recorrem ao Merchandising são os mais adorados pelo público?

Na próxima publicação, já na próxima terça feira irei publicar algo que já prometo à algum tempo, fiquem por aí...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.