Pesquisar aqui

domingo, 27 de novembro de 2011

Vêm aí lentes de contacto que projetam imagens junto aos olhos

Investigadores da Universidade de Washington levaram a cabo ensaios em animais com lentes de contacto que projetam imagens e prometem melhorar a capacidade de visão dos utilizadores.

Vêm aí lentes de contacto que projetam imagens junto aos olhos

Os investigadores da universidade norte-americana já não têm dúvidas de que o conceito é viável - e lembram que, neste momento, apenas falta desenvolver uma forma de fornecimento de energia suficientemente eficaz e cómoda para que as lentes que também podem atuar como ecrãs dos olhos entrem no circuito comercial.

De acordo com o Journal of Micromechanics and Microengineering , os protótipos criados nos laboratórios da Universidade de Washington só conseguem funcionar quando se encontram a poucos centímetros de uma bateria que transmite a energia sem necessitar de qualquer cabo.

Os protótipos usados em coelhos apenas continham um díodo emissor de luz, mas os responsáveis pela investigação não têm dúvidas de que, uma vez comprovado o conceito, o projeto poderá evoluir para o desenvolvimento de lentes flexíveis, que projetam imagens holográficas com centenas de píxeis.

As aplicações são variadas: de sistemas de navegação e georreferência, a soluções que permitem ler o e-mail; de novas formas de interatividade com videojogos a sistemas de apoio a pessoas com deficiências visuais. Nos próximos tempos, os investigadores americanos, que estão a trabalhar em parceria com a Universidade de Aalto, Finlândia, pretendem começar por testar a simples inclusão de textos nas lentes - um objetivo que exigiu o desenvolvimento de uma nova funcionalidade de focagem, que permite que o olho humano consiga distinguir carateres e imagens a distâncias muito reduzidas.



Ler mais: http://aeiou.exameinformatica.pt/vem-ai-lentes-de-contacto-que-projetam-imagens-junto-aos-olhos=f1011202#ixzz1ewFg4bSp

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.