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quarta-feira, 10 de março de 2021

Como funcionam os controladores de fluxo de combustível na Fórmula 1

FLUXO DE COMBUSTÍVEL vs CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

    Em 2014, a Fórmula 1 introduziu um novo livro de regras que viu todas as novas unidades híbridas de potência serem introduzidas e uma redução de 30% no consumo de combustível ser aplicada. Como parte desse novo livro de regras foram introduzidas duas novas restrições e ambas estão relacionadas com o combustível no carro. A primeira nova regra era um limite superior para o combustível permitido, fixado em 100kg (a carga de combustível em F1 é calculada por massa e não por volume). Mas isso é apenas desde o início da corrida até ao fim, de modo que os carros têm reservatórios de combustível de tamanho ligeiramente superior ao necessário para que possam conduzir voltas às boxes e à volta de arrefecimento. Independentemente disto, nenhum carro pode utilizar mais de 100kg de combustível desde o momento em que as luzes se apagam até ao momento em que atravessam a linha de chegada.

    A segunda regra não tem qualquer relação mas, igualmente importante, é um limite de fluxo de combustível, por outras palavras, uma restrição de quão rápido o combustível pode ser alimentado ao motor, é fixado em 100kg por hora (100kg/h). Uma regra semelhante é utilizada no LMP1, mas com taxas de fluxo diferentes.

    Uma forma de ver a diferença entre as duas regras é a seguinte, o limite de consumo de combustível é um limite de quanta cerveja se pode beber numa noite fora, digamos, cinco litros. Enquanto o limite do fluxo de combustível restringe a rapidez com que se bebem esses pontos, cinco pontos numa hora, por exemplo. Beber uma caneca num minuto tem uma taxa de fluxo muito mais elevada do que bebê-la lentamente durante meia hora.

    Num carro de Fórmula 1, o caudal de combustível varia constantemente dependendo de vários factores, incluindo a velocidade do motor, mas no seu pico, talvez quando um condutor está a acelerar de uma curva lenta ou a correr a todo o gás nas rectas, o caudal não pode exceder 100kg/h.




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