Pesquisar aqui

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Aprenda a utilizar o teclado!

Há alguns anos, antes da "era dos computadores", existiam muitas escolas que ensinavam a "dactilografar", a utilizar uma máquina de escrever sem olhar para as teclas.
Agora, com o uso massivo dos computadores, todos temos pena de nunca ter frequentado um desses cursos. De facto, passamos tanto tempo a olhar para baixo, para o teclado, como para o ecrã, para o texto ou a mensagem que estamos a escrever. O resultado são todos aqueles erros e a "maçada" que isto é.
Quem reconheça esta limitação, natural, mas a deseje ultrapassar, tem na seguinte página, em português, um excelente recurso para treinar o uso do teclado do seu computador: http://pt.typingweb.com/

Por sugestão de Eugénia Costa

Na prática:
Após entrar nesta página clique sobre "Iniciar Digitação". Surgirá uma mensagem que sugere o registo, o que não sendo obrigatório é conveniente para manter um registo da sua aprendizagem. Esse registo é gratuito mas, caso não o deseje fazer, basta que feche essa mensagem para entrar na página de aprendizagem.
Nesta página pode iniciar vários cursos, desde a iniciação em que tem de identificar as teclas de cada linha do teclado aos exercícios específicos para quem já tem bastante prática mas ainda "não acerta" em algumas teclas problemáticas.
Ao iniciar qualquer nível irá ver a imagem do teclado e em cima as teclas que deve tentar digitar sem olhar para o seu próprio teclado (lembre-se, a ideia é conseguir escrever olhando para o monitor e não para o teclado).
Mas, aqui tome atenção à imagem do teclado no ecrã e o seu próprio teclado. Algumas teclas podem não ser iguais, portanto o "layout" do teclado de aprendizagem tem de ser alterado: clique sobre "Idioma e teclado", em cima. Nas opções "Layout do teclado" escolha o "Português (Portugal)" e depois clique sobre "Salvar layout do teclado".
Pode agora regressar à lista de liçoes e iniciar o seu treino ou aprendizagem, para melhor utilizar o teclado do seu computador. Muito útil...


Fonte do artigo: Gui@ da Internet, Revista nº114, AGOSTO 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.