sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Museus: aplicação multimédia portuguesa faz furor

O júri do Festival International de l'Audiovisuel & du Multimédia sur le Patrimoine (FIAMP) distinguiu uma aplicação multimédia desenvolvida para o Museu Nacional Ferroviário pela empresa portuguesa Sistemas do Futuro. O «Multimedia Audio Guide - National Railway Museum» arrecadou uma menção especial na área multimédia, no certame deste ano, que se realizou em Turim, noticia a Lusa.

O projecto premiado «consiste numa aplicação interactiva desenvolvida para Pocket PC - PDA, proporcionando uma visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário, utilizando um interface multimédia em diferentes Idiomas e possibilita, para além de conteúdos relacionados com a visita, informações adicionais sobre a rotunda de locomotivas, complementada com jogos didáticos», refere uma nota enviada à imprensa.

A mesma nota refere que a aplicação «tem, também, uma opção direccionada para visitas em família, contendo conteúdos extras e diversos jogos interactivos». O «Multimedia Audio Guide - National Railway Museum» inclui ainda uma opção de visita apenas com som, direccionada para visitantes cegos.

O projecto português recebeu a menção especial do júri entre as 58 produções a concurso, que representam instituições de 17 países.
Ainda de acordo com a nota à imprensa, o júri, composto por 12 especialistas em tecnologias e museus, considerou «o projecto de tal forma marcante e inovador "propondo novas plataformas de comunicação nos museus" que, apesar de não existir uma área específica para o projecto apresentado [existe para Internet, Quiosque Multimédia e CD-ROM] decidiu atribuir uma menção especial».

Sem comentários:

Enviar um comentário