Pesquisar aqui

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Acesso Gratuito a 346 anos de Ciência na Internet


A britânica The Royal Society vai disponibilizar online os 346 anos da prestigiada "Philosophical Transactions", revista que teve colaborações de diversos cientistas famosos.

O objectivo deste projeto, passam então por incentivar os cientistas a continuar a investigar e por fomentar o conhecimento dos cidadãos britânicos, e de outras partes do mundo, com os avanços da ciência, que seriam transmitidos "de forma clara e verdadeira".

Os internautas também poderão consultar os trabalhos levados a cabo por Darwin ou então pelo primo dele, Francis Galton que, em 1891, que descobriu que as impressões digitais eram uma marca pessoal e podiam ser utilizadas para a identificação do indivíduo. Pouco depois, a Scotland Yard (corpo da polícia britânica) começou a utilizar este método, que se foi estendendo por todo o mundo.

As descrições de eclipses ou estudos sobre planetas, como Júpiter, também se encontram no arquivo. Assim como os avanços que foram originando outras disciplinas como a Física, a Química ou a Botânica e que contribuíram para construir os alicerces da ciência actual.

O biólogo Thomas Huxley resumiu, em 1870, a importância do conhecimento acumulado no arquivo da revista da The Royal Society: "Se todos os livros do mundo, excepto a "Philosophical Transactions", fossem destruídos, podemos afirmar com segurança que os fundamentos da ciência permaneceriam e que o vasto progresso intelectual alcançado nos últimos séculos se conservaria na sua maior parte".


Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=2092999&page=-1

Data de Visualização: 22 de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.