quinta-feira, 7 de abril de 2016

Tarifas de roaming na UE voltam a descer. Quanto vai pagar?

No final do mês as tarifas de roaming no espaço da União Europeia vão voltar a descer. A partir de 30 de abril sempre que viajar para outro país da Europa e usar o smartphone para ligar para casa vai gastar menos.

Em 2017 as tarifas de roaming na União Europeia vão desaparecer e o valor pago por qualquer europeu quando usar o telemóvel no próprio país ou noutro país da região será o mesmo. As novas regras entram em vigor a 15 de junho de 2017. Este ano a chamada Eurotarifa continua a valer, mas há uma baixa de preços que entra em vigor já no final deste mês.

Os novos preços são estes: sempre que fizer uma chamada de voz a partir de outro país da União Europeia a comunicação vai custar-lhe 5 cêntimos por minuto. Enviar um SMS vai custar-lhe 2 cêntimos e usar a Internet no telemóvel custará 5 cêntimos por megabyte consumido.


Quando definiu a medida, a CE estimou que esta última redução de preços antes do fim do roaming representa um decréscimo de 75% no valor das chamadas e 67% na utilização da Internet e nas mensagens de texto.

A Eurotarifa foi criada pela Comissão Europeia para forçar os operadores a praticarem preços mais justos e idênticos entre países, numa altura em que as comunicações em roaming eram muito mais caras que as comunicações domésticas e que a diferença entre países era enorme. nos últimos anos essas discrepâncias têm desaparecido em vários países já é possível encontrar melhores preços de roaming que os fixados pela CE.  

A última vez que a Comissão Europeia definiu preços para a Eurotarifa fixou um montante de 24 cêntimos por minuto para as chamadas de voz realizadas e de 19 cêntimos por minuto para as chamadas recebidas em roaming.

Sem comentários:

Enviar um comentário