Pesquisar aqui

sábado, 8 de outubro de 2016

ISO, um dos pilares da Fotografia


 ISO é uma ferramenta que nos indica a sensibilidade do nosso sensor de imagem em relação à luz. A sensibilidade à luz do sensor da nossa câmara aumenta ou diminui  se o ISO aumentar ou baixar.
Se o ISO aumentar, o sensor torna-se mais sensível e se o ISO for mais baixo, menos sensível à luz será o sensor da nossa câmara.

 Um ISO maior deve ser usado quando estivermos a fotografar num ambiente com pouca luz (num concerto, por exemplo). Dessa forma aproveita-se ao máximo a pouca luz que chega ao nosso sensor de imagem (pois o flash muitas das vezes não consegue cobrir tudo aquilo que pretendemos capturar na nossa fotografia). Por outro lado, é melhor usar um ISO baixo quando estivermos a fotografar em pleno dia, porque a luz ambiente é mais do que suficiente (não precisamos de adicionar luz artificial à fotografia).

 No entanto, um aumento do ISO resulta também numa perda da qualidade da fotografia, fazendo com que esta fique "granulada" (como podemos ver pela imagem abaixo), acabando por ser uma "faca de dois gumes".



 Nota: O ISO também deve ser manipulado em função da abertura do diafragma da câmara e da velocidade do obturador da câmara. O aumento da abertura do diafragma, requer a diminuição do ISO (pois maior quantidade de luz chega ao sensor). Quanto maior for a velocidade do obturador, maior deverá ser o valor do nosso ISO (porque é menor a quantidade de luz ambiente que chega ao sensor, o que terá de ser compensado com a criação de luz artificial para aumentar o ISO).

                                                http://www.exposureguide.com/iso-sensitivity.htm



4 comentários:

  1. Muito interessante para quem gosta de fotografia

    ResponderEliminar
  2. Agora já percebi porquê que a minha irmã diz que vê mal as imagens!

    ResponderEliminar
  3. Nunca apreciei muito pontes mas este post fez-me vê-las de uma maneira diferente! Obrigado colega!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Os isos são muito importantes para uma boa fotografia, e de acordo com a luminosidade exterior devem ajustar-se de modo a obter uma imagem mais definida. Esta imagem revela bem isso ;)

    ResponderEliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.