sábado, 20 de maio de 2017

Audacity: Melhora a Qualidade do Teu Audio

Audio é, sem dúvida, uma componente essencial de qualquer vídeo, podendo, caso seja de má qualidade, prejudicar a grande escala a experiência do visualizador. Para evitar isso, recorre-se a softwares de edição de audio como o audacity, que nos permitem a alteração do volume, timbre e tom dos nossos clips, criando uma experiência mais agradável ao ouvido. Desta forma, neste post irei expor alguns métodos de edição de audio, recorrendo ao software audacity.


Para introduzir um clip de som no audacity, basta clicarmos nas teclas de atalho Ctrl+O. Primeiro, precisamos de ajustar o volume do microfone recorrendo à barra de tarefas do software (com o ícone do microfone), caso o volume passe o limite imposto pelo audacity, evitando estalos. É sempre melhor termos um microfone com volume mais baixo do que com um volume muito alto, na medida em que salvaguardamos alguma qualidade de som que pode ser amplificada posteriormente.


Devemos manter o microfone numa superfície estável, e não falar muito longe dele, de forma a capturar a nossa voz o melhor possível sem grandes ruídos de fundo. No entanto, mesmo tendo isto em atenção, é natural que o microfone capture algum ruído indesejado, que pode ser removido parcialmente com a ajuda do audacity da seguinte forma: primeiro selecionamos  um pedaço do clip no qual apenas se registe o barulho indesejado, de seguida acedemos aos Effects (Efeitos) na barra de ferramentas e clicamos na opção "Noise Removal" (Remoção de Ruído), em seguida selecionamos a opção "Get Noise Profile" (Obter Perfil de Ruído) para que o audacity identifique o barulho que se pretende remover para que depois, recorrendo à mesma ferramenta, possamos reduzir o volume dos ruídos selecionados até obtermos um resultado satisfatório. É de notar que ao reduzirmos demasiado o volume do barulho de fundo, a nossa voz se pode tornar um pouco robótica, por isso é bom começarmos nos 12 decibéis para depois alterarmos as configurações a gosto.


 Por outro lado, se o nosso microfone parecer metálico devemos aumentar o volume dos sons graves, procurando no entanto, reduzir anteriormente o volume geral do clip para 12 decibéis através da ferramenta "Amplify" (Amplificar) presente na barra de ferramentas. Com o volume reduzido, acedemos aos efeitos e clicamos na opção "Base and Treble" (Baixos e Agudos) e ajustamos os sons graves pelo valor de decibéis que retirámos ao clip no passo anterior.

 Por fim, tentamos criar uma consistência de som, aumentando o volume geral do clip editado a nosso agrado, de forma a obtermos o resultado final. É de se considerar que a qualidade do som, apesar de parecida, não se compara à de um bom microfone condensador, por isso, caso trabalhemos com ou utilizemos microfones regularmente, seria mais aconselhado investir num de melhor qualidade.


 Para mais dicas e informações sobre microfones e o software audacity, segue-se aqui um vídeo informativo publicado pelo utilizador 3klilksphillip na plataforma youtube:


fonte: https://www.youtube.com/watch?v=J7aTFzQKamA (consultado a 19/05/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário