Pesquisar aqui

domingo, 9 de dezembro de 2018

O início do Photoshop


O Adobe Photoshop é um software de edição de imagens raster criado pela Adobe Systems para MacOS e Windows, que é considerado o líder do mercado dos editores de imagem profissionais.

Macintosh Plus lançado em 1986
A criação deste programa começou em 1987 e deve-se a um engenheiro de software americano chamado Thomas Knoll que era um estudante de doutoramento da Universidade de Michigan. Knoll começou a escrever o programa no seu Macintosh Plus para exibir imagens em escala de cinzentos numa disposição monocromática e, a esta versão inicial, foi dado o nome Display. 

O irmão de Thomas, John Knoll, que era um funcionário da Industrial Light & Magic (companhia de efeitos visuais americana - subdivisão da produtora de filmes Lucasfilm) ficou interessado no projecto e pediu ao irmão para transformar o Display num programa de edição de imagens completo. Assim, Thomas tirou uma folga de seis meses dos seus estudos em 1988 para colaborar com John no programa que depois recebeu um novo nome, ImagePro, e, por último, Photoshop. Os irmãos fizeram um acordo de curto prazo com uma empresa que fabricava scanners, Barneyscan, para distribuir cópias do programa quando vendessem os seus produtos e, assim, foram distribuídas aproximadamente 200 cópias com este acordo. Durante esse período, John Knoll fez demonstrações do programa a engenheiros da Apple e a Russell Brown, antigo director de arte da Adobe Systems. No seguimento dessas iniciativas, em Setembro de 1988, a Adobe decidiu comprar a licença de distribuição e em Fevereiro de 1990 é apresentado o Photoshop 1.0 para Macintosh.


Resultado de imagem para thomas and john knoll
Irmãos Knoll: criadores do Photoshop




Sites consultados:
History of information: Photoshop
Wikipedia: Adobe Photoshop
Wikipedia: Macintosh Plus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.