Pesquisar aqui

domingo, 9 de dezembro de 2018

Os gráficos raster e os vetoriais

Zoom em dois tipos de imagens. À esquerda temos uma imagem raster/bitmap que descreve cada píxel;
à direita um desenho vectorial que se baseia em vectores matemáticos. 

Em computação gráfica, uma imagem raster ou de bitmap é uma estrutura de dados que representa uma rede geralmente rectangular de píxeis, sendo portanto uma imagem que tem a descrição de cada píxel, sendo o oposto aos gráficos vectoriais. Uma imagem destas é tecnicamente caracterizada pela largura e altura da imagem em píxeis e pelo número de bits por píxel (ou profundidade de cor, que determina o número de cores que este pode representar) e é guardada num ficheiro de imagem em diversos formatos.

Um bitmap pode ser monocromático, em escala de cinzentos ou colorido. Normalmente os píxeis são formados no padrão RGB (Red, Green e Blue), sistema que usa três números inteiros para representar as cores vermelho, verde e azul. Além disso, este tipo de imagem depende da resolução, o que significa que não se pode mudar para uma resolução arbitrária sem perda de qualidade aparente. Essa propriedade contrasta com os recursos de gráficos vetoriais, que facilmente aumentam a qualidade do dispositivo que faz a renderização (processo pelo qual se obtém o produto final de um processamneto digital qualquer). Os gráficos raster lidam de forma mais prática do que os gráficos vetoriais com fotografias e imagens foto-realísticas, enquanto os gráficos vetoriais geralmente servem melhor para a composição tipográfica ou para o design gráfico.


Diferenças entre imagens raster e gráficos vectoriais

O tratamento destas imagens requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, porque envolvem cálculos muito complexos, como interpolação (método que permite construir um novo conjunto de dados a partir de um conjunto discreto de dados discretos previamente conhecidos), álgebra matricial, etc...







Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.