Pesquisar aqui

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Arduino IoT Cloud

A Arduino IoT Cloud é uma aplicação que ajuda os Makers a criar projetos conectados à internet de forma fácil, rápida e segura. Os usuários têm a possibilidade de conectar diversos dispositivos uns aos outros, possibilitando a troca de dados entre eles em tempo real. Para além disso é também possível ao utilizador monitorizar todo o processo e controlar os dispositivos a partir de qualquer sítio, necessitando apenas de um smarthpone, tablet ou computador, tudo isto usando uma interface muito simples e intuitiva.

A maior vantagem desta plataforma é a facilidade de uso. Esta foi precisamente criada com o objetivo de ajudar pessoas inexperientes na área a criar projetos e a deixar a sua criatividade e ideias florir. A app cria automaticamente o código, sendo depois possível alterá-lo e enviá-lo para o Arduino. A sua única desvanatgem é o facto de que esta app não funciona em todos os Arduinos, apenas os da linha MKR (que possuem capacidade de conexão à internet), ou através da utilização de shields de conexão à internet (estes são peças compradas à parte que podem ser instaladas no Arduino para lhe acrescentar funcionalidades).

É importante frisar que este aplicativo é extremamente recente (estando ainda em fase Beta), porém, já existem centenas de projetos desenvolvidos por outros utilizadores, os quais estão disponibilizados para aprendizagem. A empresa Arduino também dispões diversos tutoriais e guias para tornar a iniciação e aprendizagem de IoT fácil. Considero esta plataforma excelente para quem quer entra neste mundo da tecnologia, sendo um ponto de partida simples mas com um grande leque de possibilidades.


fontes:


imagem:
  • URL
  • consultada no dia 08/12/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.