Pesquisar aqui

domingo, 15 de março de 2020

Componentes Arduino: LCD

Neste post irei falar sobre os displays LCD. Estes componentes eletrónicos possuem apenas uma utilização, mas que é de grande importância. Mostrar informação. 
O seu funcionamento é muito interessante. Por trás do ecrã encontra-se apenas uma lâmpada que ilumina todo o display. Este, para mostrar caracteres, deixa passar mais ou menos luz em determinadas zonas. Gerando assim formas no display.
Um LCD comum para utilização com o Arduino possui 16 pinos (podendo esgotar as conexões que o nosso Arduino tem, criar uma grande confusão de cabos e tornar um display  muito mais complicado de ser usado na generalidade. 
Por esta razão é aconselhável e prático utilizar um módulo I2C, que é soldá-do aos pinos do display. Este módulo converte os 16 pinos do LCD em apenas 4 (negativo, positvo, SDA e SCL). Estes dois últimos já pinos de troca de informação que podem ser usados tanto como pinos digitais ou Analógicos, assumindo funções muito específicas no caso do módulo I2C. O SDA (serial data) e o SCL (serial clock).
É importante avisá-lo que existem diversos endereços para os I2C. Por isso, caso utilize um, é aconselhável que roda um programa que lhe permita ver o endereço do seu I2C (ao qual se irá referir sempre que quiser comunicar com o display).

LCD Display


 I2C

 LCD com I2C



Imagens:


fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.