Pesquisar aqui

domingo, 14 de novembro de 2021

A computação quântica é o futuro da IA?

A computação quântica agarrou a imaginação dos cientistas da computação como um possível futuro da disciplina depois de atingirmos os limites dos computadores binários digitais. Graças à sua capacidade de manter muitos resultados possíveis diferentes no "estado quântico", a computação quântica poderia potencialmente fornecer uma grande atualização computacional para problemas de aprendizagem de máquina e IA. No entanto, ainda há muitas perguntas sem resposta sobre a computação quântica, e não está claro se os dispositivos ajudarão na onda de investimentos em IA corporativa.
Um dos primeiros fabricantes de computadores quânticos que se está a mover nessa área é a Google. Em março de 2020, a Google lançou o TensorFlow Quantum , que traz a biblioteca de desenvolvimento de aprendizagem de máquina TensorFlow para o mundo dos computadores quânticos. Com o TensorFlow Quantum, os desenvolvedores poderão desenvolver modelos de rede neural quântica que rodam em computadores quânticos.

Embora a execução de aplicações de IA em computadores quânticos ainda esteja em  estágios iniciais, muitas organizações estão a trabalhar para desenvolvê-los. A NASA trabalha com a Google há algum tempo e também há trabalho em andamento nos laboratórios nacionais.

Para ter certeza, há muitas dúvidas sempre que duas tecnologias altamente promovidas - IA e computação quântica - se juntam. no  seu blog de julho de 2021, a IBM declarou: “Poucos conceitos em ciência da computação causam tanto entusiasmo - e talvez tanto potencial para hype e desinformação - quanto à aprendizagem de máquina quântica.”

Embora pareça haver potencial com a IA quântica, esse potencial ainda não foi realizado. Pelo lado positivo, parece haver pelo menos motivo para algum otimismo de que um verdadeiro avanço poderia ocorrer no futuro.


Consultado a:13\11\2021
https://www.datanami.com/2021/11/11/is-quantum-computing-the-future-of-ai/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.