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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Falhas na Vodafone resultaram de ciberataque

As falhas na rede da Vodafone que ainda se estão a sentir terão sido resultado de um ciberataque, confirmou a empresa em comunicado, depois de já ter sido especulado nas redes sociais.


Os problemas nos serviços da Vodafone começaram durante a noite desta segunda-feira. Os clientes deste operador começaram a queixar-se de vários tipos de falhas, desde a incapacidade de fazer chamadas através da rede móvel a problemas no acesso aos serviços de TV. Ainda durante a noite, a Vodafone confirmou, via comunicado, os problemas que estavam a afetar a rede indicado que “que (a Vodafone) está a trabalhar para identificar e solucionar os problemas técnicos que afetam a sua rede, essencialmente os serviços de telecomunicações móveis, mas também com potencial impacto no serviço de Televisão. Não sendo generalizada, a falha técnica está a impactar uma percentagem significativa de clientes, pelo que a Vodafone lamenta desde já os incómodos causados. Todas as equipas estão empenhadas em recuperar o serviço com a máxima prioridade e urgência”. Já durante a madrugada, a Vodafone atualizou a informação, indicando que “os esforços das equipas envolvidas possibilitaram a recuperação progressiva dos serviços de voz móvel a partir das 22h, embora se continuem a verificar algumas perturbações nas ligações com destino a outros operadores”. Nesta altura, segundo a própria Vodafone, “as comunicações de dados, SMS e de voz na rede fixa, bem como alguns clientes de serviço de TV, continuam indisponíveis e são agora a prioridade de todas as equipas envolvidas e que se prolongarão pela noite dentro”.

No comunicado enviado ao início da madrugada de hoje, a empresa indicava que “não estamos em condições de adiantar explicações para a origem do mesmo nem uma previsão sobre a sua total resolução”.

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