Pesquisar aqui

sábado, 26 de março de 2022

Pesquisadores lançam primeiro computador quântico em Israel

Pesquisadores do Weizmann Institute of Science em Israel desenvolveram o primeiro computador quântico do país. Ele se junta a cerca de 30 computadores quânticos em todo o mundo e é um dos poucos que usa a tecnologia de armadilha de íons.


As armadilhas de íons são sistemas em que os íons (átomos eletricamente carregados) são presos em um pequeno espaço usando campos magnéticos ou elétricos. Eles podem então atuar como qubits, o bloco de construção fundamental da computação quântica análogo aos bits na computação clássica. 

Eles são alternados entre os estados usando lasers, em operações conhecidas como portas lógicas. 

Enquanto os bits clássicos só podem estar em uma das duas posições que equivalem a 1 ou 0, os qubits podem existir em um estado de “superposição” onde ambos estão simultaneamente. Isso permite que os computadores quânticos realizem cálculos complexos muito mais rapidamente do que os computadores clássicos. 

As portas lógicas quânticas são altamente sensíveis e qualquer tipo de ruído ambiental, como calor, eletrônicos e impurezas nos materiais dos componentes, pode causar erros. A equipe de Weizmann superou isso usando um padrão de pulsos de laser.

A tecnologia do Instituto Weizmann é um computador quântico de cinco qubits.

A equipe planeja desenvolver um computador quântico de 64 qubits, na faixa daqueles tão poderosos quanto os desenvolvidos pelo Google e pela IBM, em um a dois anos. Este é o nível de poder de processamento que oferece vantagem quântica, a capacidade de resolver cálculos complexos que um computador clássico não conseguiria dentro de uma escala de tempo viável. 

O primeiro computador em Israel foi construído em meados da década de 1950 e chamado WEIZAC (Weizmann Automatic Computer) e espera-se que o novo computador quântico seja nomeado WeizQC em sua homenagem.  

No entanto, é improvável que o computador continue sendo o único computador quântico em Israel, já que o Ministério da Defesa de Israel e a Autoridade de Inovação anunciaram no início deste ano que estavam investindo US$ 62 milhões para construir seu próprio computador quântico.

Consultado a: 25\03\2022
https://www.iotworldtoday.com/2022/03/29/researchers-launch-first-quantum-computer-in-israel/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.