Pesquisar aqui

quinta-feira, 11 de março de 2010

O que todos querem



O que todos querem Se tem interesse em saber qual a palavra mais pesquisada em 2009, continue a ler esta notícia.
A resposta certa é Michael Jackson. O cantor norte-americano aparece no topo das palavras mais pesquisadas durante este ano em vários motores de busca, entre os quais o Google, o Bing e o Yahoo!

Mas vamos por partes: é que este é uma das poucas semelhanças entre os tops dos vários motores de pesquisa.

No caso do Bing, o produto da Microsoft, a predominância dos utilizadores norte-americanos fez-se sentir: é verdade que os termos do pódio são universais (Twitter e gripe suína, além do cantor falecido em 2009), mas no top 10 também encontramos entradas que pouco dizem à maioria dos europeus, como a actriz Farrah Fawcett. Outra entrada curiosa é a de outra estrela falecida em 2009: Patrick Swayze.

Se no Yahoo! a palavra mais pesquisada é a mesma (Michal Jackson), podemos encontrar outras novidades no top10: desde logo o Wrestling, com a entrada WWE a ocupar a terceira posição, mas também Twilight, a saga de vampiros que tem vindo a invadir as livrarias e os cinemas. Do top10 também fazem parte Birtney Spears, em quinto, e o programa American Idol.

E Portugal?

Claro que quisemos logo saber os dados para Portugal. Mas apenas um site de pesquisa tem dados organizados por país – o Google. Infelizmente, os dados incluem diversos países, como El Salvador ou a Nigéria, mas não Portugal.Ainda assim, é possível encontrar uma entrada relativa a Portugal.

É no ranking relativo à União Europeia; neste, além das palavras mais pesquisadas (e aqui não há novidades: facebook, youtube e Hotmail ocupam os primeiros lugares) também estão disponíveis pesquisas por aplicações para telemóveis, produtos à venda on-line ou festivais…

E é precisamente nesta última categoria que aparece Portugal. É que entre todos os festivais, o Sudoeste é o segundo mais pesquisado, logo atrás do festival germânico de Sonnenrot e à frente do festival de cinema de Veneza.

Em língua portuguesa, temos os dados relativos ao Brasil. Dois serviços brasileiros conseguem colucar-ser entre as pesquisas mais frequentes – o orkut é mesmo líder, ao passo que o baixaki aparece em quarto lugar (o youtube é segundo e o Hotmail terceiro). Nas pesquisas sobre desporto temos alguns clubes entre os primeiros lugares (corinthians é terceiro, palmeiras quinto e flamengo sexto), mas é o canal globo esporte o tema mais pesquisado. Outro dado curioso é a quarta entrada na categoria entretenimento: jogos de meninas.

Top10 dos três maiores motores de pesquisa mais utilizados em todo o mundo (por ordem)

Bing: Michael Jackson; Twitter; Swine Flu; Stock Market; Farrah Fawcett; Patrick Swayze; Cash for Clunkers; Jon and Kate Gosselin; Billy Mays; Jaycee Dugard.

Yahoo: Michael Jackson; Twilight; WWE; Megan Fox; Britney Spears; Naruto; American Idol; Kim Kardashian; NASCAR; Runescape.

Google: Michael Jackson; Facebook; Tuenti; Twitter; Sanalika; New Moon; Lady Gaga; Windows 7; Dantri.com.vn; Torpedo Gratis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.