Pesquisar aqui

domingo, 31 de maio de 2015

Fotograma

O que é um Fotograma?

http://2yggwi3714jt19aodrvi700nhq.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2011/10/fotograma.jpgFazer fotogramas (Fotogramm, DE) é criar imagens directas, obtidas sem o auxílio da câmara, com a exposição à luz de objectos colocados sobre um papel foto-sensível. Um fotograma é a impressão directa, com todos os claros e todas as sombras, distorções e deformações provocadas por objectos colocados sobre um papel foto-sensível.

Um pioneiro do Fotograma foi William Henry Fox Talbot, que já em 1834 produziu os seus Photogenic drawings.

Anna Atkins: Em 1843, utilizando o recém-descoberto processo da Cianotipia, publicou o primeiro livro de fotografias: Photographs of British Algae: Cyanotype Impressions.

Artista multifacetado, Moholy-Nagy re-inventou o Fotograma, usando interferências artísticas na impressão das fotografias elementares que esta prática permite.

Usava a técnica do Fotograma como um instrumento para estudar os fenómenos luminosos. Explorava os efeitos de reflexão e refracção, os contrastes fortes, mas também as subtis gradações de cinzentos fixados no papel foto-sensível. Os objectos colocados sobre o papel eram «modeladores de luz». 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.