Pesquisar aqui

domingo, 31 de maio de 2015

Rotoscópio

O que é um Rotoscópio?

Um rotoscópio é um dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para serem usados em animação. Pode ser usado para animar seguindo uma referência filmada. Ele pode ser considerado um precursor da moderna captura de movimento digital. O aparelho foi inventado por Max Fleischer, que o utilizou na sua série Out of the Inkwell a partir de 1914. O rotoscópio foi utilizado, posteriormente, numa vasta gama de desenhos animados, sendo os mais notáveis: as danças de Cab Calloway em três desenhos da Betty Boop do início da década de 1930, e a animação do Gulliver em Gulliver's Travels.

Alguns animadores desprezam a rotoscópia, porém esta técnica frequentemente propicia bons efeitos. Quando utilizado como uma ferramenta de referencia para o animador, pode poupar-lhe muito tempo. A Walt Disney empregou-a efetivamente em Branca de Neve e os sete anões, primeiramente usado na animação do Prince Charming. Diferentemente, Ralph Bakshi usou a rotoscópia de forma um pouco depreciativa na animação O Senhor dos Anéis, de 1978, e assim, ele pôde produzir animação sem a contratação de animadores. O uso da rotoscópia, como feito por Bakshi, não é muito aclamado pela crítica.
A produtora Filmation fundada na década de 1960 utilizou em larga escala a técnica, sendo reconhecida como "estilo Filmation".

http://designontherocks.blog.br/wp-content/uploads/2011/01/Scanner-Darkly_jpg_627x325_crop_upscale_q85-600x311.jpg

A rotoscópia foi utilizada com frequência como ferramenta para efeitos especiais em filmes. Desenhando um objeto, uma silhueta (conhecida como matte) pode ser criada e usada para criar um espaço vazio no fundo da cena. Isso permite que objetos sejam colocados nesta cena. De qualquer forma, esta técnica foi largamente substituída pela técnica de Chroma key. 

Um uso clássico da rotoscopia tradicional são nos três filmes originais do Guerra nas Estrelas, tendo sido utilizado para criar os sabres de luz, criando uma silhueta baseada nos bastões segurados pelos atores.
O termo rotoscópia é, agora, usado de forma generalizada para os processos digitais correspondentes para desenhar imagens sobre o filme digital produzindo mattes. Esta técnica continua a ser vastamente usada em casos especiais, onde a tela azul não pode ser utilizada de forma satisfatória. Rotoscópia no domínio digital é frequentemente auxiliada por motion tracking e onion-skinning software. Rotoscopia é usada frequentemente na preparação de talhos de matte para outros processos que utilizam mate.

Essa técnica também foi utilizada com bons resultados no clipe musical Take on Me da banda A-ha, da década de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.