Pesquisar aqui

sábado, 5 de novembro de 2016

7 dicas para fotografar no pôr do sol com luz natural


  1. Encare o sol como uma ferramenta de trabalho. O sol é o nosso principal componente em ensaios externos. Câmeras, lentes e acessórios são muito particulares e totalmente individuais. O sol é o mesmo pra todos. Entender que dependemos dele é essencial. A luz que todos gostamos é a mesma luz que queremos fotografar. Tenha-o como algo fundamental no seu “set”!
  2. Fotografe sempre após as 16 horas. Agora que entenderam o verdadeiro valor e propósito do nosso querido e iluminado sol vamos estudá-lo! Longe de toda a ciência e medições em Kelvins e etc. Vamos ser mais práticos! O sol começa a ficar “aturável” aos nossos olhos a partir das 16h (isso fora do horário de verão), isso varia em alguns minutos dependendo da época do ano, mas nada que altere muito a sua posição.
  3. Pós Produção é fundamental. Todas as nossas fotos passam por um tratamento de cores pelo LR, apenas isso. Mas tratar “apenas” as cores traz o resultado necessário. Não digo que o LR é o melhor, mas pra gente tem funcionado perfeitamente. As cores estão ali, realça-las e acertar a saturação de cada uma é fundamental!
  4. Equilibre a fotometria entre fundo e plano principal. Isso é simples e muito efetivo. Vamos imaginar um casal e o sol atrás deles, se fotometrarmos diretamente o casal o fundo vai ficar muito claro (ou estourado), e se fotometrarmos o fundo o casal fica escuro e o máximo que conseguiremos em uma pós-produção será uma boa silhueta.Agora tente equilibrar a fotometria, deixando o fundo visível e um pouco de luz no casal. A princípio teremos uma imagem um pouco mais escurecida diretamente na câmera, mas totalmente editável! O uso do flash é válido, dependendo do estilo de cada um. Nós particularmente não fazemos uso do flash nos ensaios.
  5. Procure a luz. Isso mesmo! Mova-se. Ande. Canse. Transpire. Literalmente faça um trabalho suado. Não faça o casal ficar andando de um lado para o outro, isso faz com que a naturalidade seja substituída pelo cansaço. Ache o ponto ideal, ande sim pela locação, mas quem deve achar a melhor posição pra luz somos nós. Não pare na primeira foto boa. Mude sua posição, olhe o casal, sinta a luz que eles sentem.
  6. Procure manter um padrão de cores agradável aos olhos! Não invente cores, deixe tudo amarelo ou tudo azul, ou 7 cores no céu. Quanto mais natural, melhor. O que agrada nossos olhos vai agradar aos que verem a fotografia. Isso é básico, clichê, mas é a realidade; menos é mais, sempre! Cuidado com contrastes abusivos e principalmente com a saturação de cada cor.
  7. Fotografe até não ter mais luz! Não se vença por fotos boas. Aguarde. O melhor está sempre no final, use as nuvens para compor. A natureza reserva algo muito especial no “adeus” de cada dia. A impressão que tenho é que as nuvens são telas pintadas a dedo por alguém que iluminou aquele dia de ensaio!
Fonte: Portal Photos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.