Pesquisar aqui

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Fluxogramas e Prompt: Conceitos essenciais em Javascript

 Fluxogramas e Prompt são dois conceitos essenciais para todos que queiram aprender programação, nomeadamente na linguagem de Javascript. 

 Primeiro, os fluxogramas, essencialmente estruturas esquemáticas, representam não um só um excelente método de simplificação do nosso raciocínio lógico, como também uma mais valia no que toca à comunicação entre programadores. No entanto, apesar de benéfico, este é um conceito bastante complexo, não só pela escrita pictográfica que detêm, a qual é composta por múltiplos símbolos cada um com o seu uso e função, como também pela própria dificuldade que os iniciados na matéria tendem a ter, na transcrição de raciocínio lógico para fluxograma.


Como tal, segue-se aqui uma hiperligação de uma página web em Google Sites, feita por mim, que não só possui imagens esclarecedoras, exemplos e algum texto (que abrangem o capítulo 2 do guia Head First da O'Reilly), como também, possui a teoria por detrás deste conceito, que foi estudada ao longo deste ano letivo:

 Por outro lado temos o conceito do prompt que, por ser uma função que serve como meio de entrada de informações no nosso sistema, acaba por surgir muito associada a um tipo de informação: input. Input e output (o seu contrário), representam os dois conceitos chave na interação entre software e utilizador, sendo portanto de grande importância.


  O prompt é  uma função bastante semelhante à alert, sendo chamada através do código prompt() e, interagindo com o utilizador através de caixas pop-up. No entanto, apesar das semelhanças, a função prompt é de uma complexidade maior, porque possui 2 parâmetros diferentes ao invés de 1, no caso da função alert. Desta forma, prompt() acaba por ser, tal como a função alert, uma função importantíssima na comunicação com o utilizador.


 Assim, segue-se aqui outra hiperligação de uma página web em Google Sites, também feita por mim, que abrange não só os conceitos de input e output, como também o funcionamento da função prompt, contendo imagens, texto e até vídeo, todos relativos à matéria em questão.

 Se dispuserem de algum tempo livre, e de alguma curiosidade extra sobre este assunto, recomendo a visualização de um vídeo explicativo que aborda, de forma detalhada, todos os conceitos abordados neste post, produzido por mim e publicado na plataforma Youtube:



 Aproveito também para recomendar, aos mais interessados, a visualização do site completo, feito pelos alunos de Aplicações Informáticas B das turma 12 2ª e 12 4ª, que abrange as bases da linguagem Javascript, ensinando de forma clara e rápida os conceitos que necessitas de saber para programar nesta linguagem. 
  

fontes: Head First Javascript Programming: A Brain-Friendly Guide, da O'Reilly (consultado a 01/06/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.