Pesquisar aqui

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

O que é uma câmara com Inteligência Artificial?



Retirado do blog digitalcameraworld
A Inteligência artificial (AI) está em toda parte, e se ainda não tem um smartphone com tecnologia AI, provavelmente irá ter em breve. É tudo um scam de marketing? ou é AI num smartphone algo que todos nós temos? Com o termo sendo cada vez mais usado não apenas em smartphones, mas em todos os tipos de câmaras, vale a pena saber o que a Ai está realmente a fazer nas nossas fotografias.



O que é a Inteligência Artificial?

AI é um campo de ciência da computação que examina se podemos ensinar um computador a pensar ou, pelo menos, aprender. Em geral, é dividido em subconjuntos de tecnologia que tentam emular o que os humanos fazem, como reconhecimento de fala, ditado de voz para texto, reconhecimento de imagem e scan facial, visão computacional e machine learning. O que é que isso tem a ver com câmaras? Fotografia computacional e edição de fotos que economizam tempo, é isso. 

Software AI

AI é sobre novos tipos de software, inicialmente para compensar a falta de lentes de zoom dos smartphones. "O software está a tornar-se cada vez mais importante para os smartphones porque eles têm uma falta física de ótica, então observámos o aparecimento da fotografia computacional que tenta replicar um zoom óptico", diz o analista de imagem Arun Gill, analista sénior de mercado da Futuresource Consulting. "Os smartphones topo de gama estão cada vez mais equipados com câmaras de objectivas duplas, mas o Google Pixel 2 utiliza uma única objectiva de câmara com fotografia computacional para reproduzir um zoom óptico e adicionar vários efeitos."

The Google Pixel 2 is one of the most capable smartphones around, despite only having a single-lens camera on its rear side
O Google Pixel 2 é um dos smartphones mais capazes do mundo, apesar de ter apenas uma câmera de lente única na parte traseira.


A Google também está a usar AI na sua nova câmara portátil Google Clips, que usa AI para capturar e manter momentos particularmente memoráveis. Ele usa um algoritmo que entende os fundamentos da fotografia para que não perder tempo a processar imagens que definitivamente não seriam o corte final de um conjunto de fotografias. Por exemplo, exclui automaticamente fotografias com um dedo no quadro e imagens fora de foco e favorece aquelas que estão em conformidade com o conceito geral de regra de terços de como enquadrar uma foto

A câmara do Google Clips decide o que fotografar sem intervenção do usuário

Mas afinal, a fotografia AI é para quem?

Todos. Para começar, é sobre democratizar a fotografia. “No passado, a fotografia era o domínio daqueles com a experiência de usar uma DSLR para criar diferentes tipos de imagens, e o que o AI começou a fazer é disponibilizar os efeitos e capacidades da fotografia mais avançada para mais pessoas”, diz Fitzpatrick. . Então, isso significa que o Photoshop e o Lightroom da Adobe estarão em breve extintos? Absolutamente não; A Inteligência Artificial é uma tecnologia complementar e já está a tornar a edição de fotos muito mais automatizada. Um dos parceiros da FotoNation é a Athen Tech, cuja tecnologia "Perfectly Clear" baseada em inteligência artificial realiza correções automáticas por lotes que imitam o olho humano. Um plug-in para o Lightroom, tem como objetivo específico reduzir o tempo de duração dos fotógrafos na frente dos computadores que são editados manualmente. "Os fotógrafos profissionais ganham dinheiro quando tiram fotos, não quando processam imagens", diz Fitzpatrick. "AI torna os efeitos criativos com aparência profissional mais acessíveis aos usuários de smartphones e ajuda os fotógrafos profissionais a maximizar sua capacidade de ganhar a vida.”

A Inteligência Artificial pode não substituir o Lightroom e outros programas de edição de imagens, mas pode facilitar a edição para o fotógrafo

AI está rapidamente a tornar-se um termo exagerado no mundo da fotografia. Atualmente, aplica-se em grande parte nas câmaras de smartphones, mas os incríveis algoritmos e o nível de software automatizado que a tecnologia está a permitir logo se mostrarão irresistíveis para a maioria de nós. Pode não ser a altura de revolucionar a DSLR ainda, mas a Inteligência Artificial parece que vai mudar a forma como tiramos fotos. Não só isso, mas também poderia se encarregar de editar e curar nossas bibliotecas de fotografia existentes. Pode ser exagerado e muitas vezes uma abreviação do que é nada mais do que o mais avançado e avançado software, mas a AI fará algo incrível para os fotógrafos; vai liberar mais do seu tempo para que você possa tirar mais e melhor fotografias.





Consultei os sites Forbes, Hackernoon e DigitalCameraWorld nos dias 01/11/2018 e 02/11/2018









Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.