Pesquisar aqui

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Faleceu o fotógrafo, Gérald Bloncourt, que imortalizou a emigração portuguesa.


  • Gérald Bloncourt, o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França nos anos 60 e 70, nomeadamente nos bairros de lata, morreu esta segunda-feira, aos 92 anos, de acordo com uma fonte da família.

  • O fotojornalista retratou os "bidonville" portugueses, mas também fez imagens da viagem clandestina - "a salto" - para França, assim como imagens de Portugal sob a ditadura e no período que se seguiu ao 25 de abril de 1974
  • As suas fotografias integraram várias exposições em Portugal e França, nomeadamente no Museu Berardo, em Lisboa, em 2008, na mostra intitulada "Por uma vida melhor" e fazem parte dos arquivos da Cité nationale de l'histoire de l'immigration, em Paris, e do Museu das Migrações e das Comunidades de Fafe.
  • Gérald Bloncourt nasceu em 1926, no Haiti, de onde foi expulso no final da década de 1940 por razões políticas e passou a residir em Paris, onde iniciou uma carreira de fotojornalista que o levou ao encontro dos portugueses nos anos 60 nos bairros de lata dos subúrbios da capital francesa.
  • Era também pintor e poeta, tendo participado na criação do Centro de Arte Haitiana (1944) e ter publicado vários livros. O funeral está previsto para 5 de Novembro, a partir das 14h30, uma hora a menos de Lisboa, no cemitério Père Lachaise, em Paris. 


                                                                     
                                                                                                   
                                           


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.