Pesquisar aqui

Wednesday, November 27, 2019

Python - Comentários

COMENTÁRIOS SÃO BASTANTE IMPORTANTES EM QUALQUER CÓDIGO DE QUALQUER LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, VISTO QUE AJUDAM A ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS DO PROGRAMADOR!

Comentários são como post its que o programador coloca no seu código, assim como os estudantes colam post its com informação ou notas que complementam o estudo, os programadores fazem o mesmo. O Python ignora tudo o que está escrito no comentário, complementando apenas o código.


Porque é que comentários são importantes:
  • Quando está a ler o seu código, os comentários ajudam a organizar as ideias ou a explicar alguma linha de código ou opção;
  • Quando alguém está a ler o código de outra pessoa, para perceber o que é que a outra pessoa escreveu e porque fez daquela maneira;
Em Python, existem dois tipos de comentários:
  • Comentário Simples - apenas uma linha de comentário; para escrever um comentário simples basta digitar cardinal '#' e depois escrever o comentário à sua frente, como no exemplo:
1
#isto é um comentário
  • Comentário múltiplo - múltiplas linhas de comentário, como por exemplo:
1
2
3
4
5
"""
isto é um 
comentário 
composto
"""

ou assim:


1
2
3
#isto é um 
#comentário 
#composto


Shortcuts de comentários múltiplos:

  • Pressione a tecla "Ctrl" e clique com o lado esquerdo do rato nas linhas em que deseja escrever, e basta digitar! Isto é útil quando quer escrever o mesmo comentário em linhas diferentes do seu código:


  • Selecione as linhas que deseja transformar em comentário e clique a tecla "Ctrl"+"/":


Tente nunca escrever comentários de uma forma insultuosa ou errada, e pronto, agora já sabe escrever comentários em Python, já consegue organizar o seu código!



Referências:


No comments:

Post a Comment

Comente de forma construtiva...

Note: Only a member of this blog may post a comment.