Pesquisar aqui

quarta-feira, 29 de abril de 2020

HTML - Relação com CSS e JavaScript

PARA DESENVOLVER UMA PÁGINA NA WEB, É NECESSÁRIO SABER HTML, JAVASCRIPT E CSS E AINDA SABER RELACIONÁ-LOS!


Programar uma página na Web apenas com a linguagem HTML seria como olhar para uma pessoa e ver apenas o esqueleto, é estranho, feio e sem vida, assim para desenvolver uma página Web é necessário juntar HTML + CSS + Javascript. Estas três linguagens complementam-se e funcionam como um ser humano perfeito, onde o HTML é a base da programação, como se fosse o esqueleto o corpo, o CSS é a pele e o JavaScript são os músculos.


O HTML define o que vai em cima, o que é texto, o que é coluna, o que é imagem, ou seja, estrutura muito bem a página com início, meio e fim. Contudo deixa a página "feia" e é aí que entra o CSS. Esta linguagem é como se fosse a pele que o corpo usa. Ela vai dar cor e deixar a página mais atractiva.

CSS (Cascading Style Sheets) é um mecanismo para adicionar estilo com cores, fontes, espaçamento, entre outras a uma página Web. Em vez de colocar a formatação dentro do documento, o CSS cria um link para uma página que contém os estilos.
Contudo, não basta um esqueleto e pele para o corpo humano viver, é preciso músculos, articulações, entre outros e é aí que entra o Javascript. 

Com o JavaScript é possível dar movimento e acção à página e tudo ficará mais atractivo para quem  a visita.
JavaScript é uma linguagem de programação criada para ser parte dos navegadores web, para que scripts possam ser executados do lado do cliente e interajam com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

Assim aprendemos qual a relação entre estas 3 linguagens fantásticas, mas vamos continuar apenas com as publicações só de HTML, podendo fazer referência a algum dos outros!

Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.